As características de um vetor são as mesmas de qualquer um de seus representantes, isto é: o módulo, a direção e o sentido do vetor são o módulo, a direção e o sentido de qualquer um de seus representantes.
Os vetores representam as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido. O módulo é o valor numérico do vetor seguido da unidade de medida que define a grandeza vetorial. A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical.
Quando trabalhamos com grandezas vetoriais, utilizamos a álgebra vetorial, que opera com um ente matemático denominado vetor. Para o que nos interessa, podemos conceituar vetor como o ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
O oposto de é um vetor que possui mesmo módulo e mesma direção, porém apresenta sentido contrário ao sentido do vetor .
Componentes de Vetores
O eixo z é perpendicular ao papel e vamos ignorá-lo por enquanto. perpendiculares ao eixo a partir da origem e da extremidade do vetor. Componente x do vetor (ax): é a projeção de um vetor em relação ao eixo x. Componente y do vetor (ay): é a projeção de um vetor em relação em relação ao eixo y.
41 curiosidades que você vai gostar
As componentes de um vetor são os valores da grandeza nessas direções que iremos usar. ... Quando temos um movimento na vertical, se o valor da grandeza for positivo ela está para cima e se for negativo estará para baixo. Nas outras situações, como as de duas dimensões, usaremos, para referência, um plano cartesiano.
Conseguimos identificar dois vetores opostos, quando eles possuem o mesmo módulo e a mesma direção, porém, sentidos opostos.
Esses vetores podem ser classificados em dois tipos básicos: vetores biológicos e mecânicos. Os vetores biológicos são aqueles em que o agente causador da doença multiplica-se e desenvolve-se em seu interior. Já o vetor mecânico é aquele que apenas serve como veículo de transporte.
Quando dois vetores estão na mesma direção (em paralelo), realizar a soma ou a subtração é simples. Se estão no mesmo sentido, soma-se, mas se estão em sentidos opostos, subtrai-se. O valor encontrado da soma ou subtração de dois ou mais vetores é chamado de resultante.
Além da representação geométrica (ou gráfica) utilizada anteriormente, podemos fazer uso de uma outra representação, conhecida como representação analítica do vetor.
Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).
Veja a seguir as principais operações que podem ser realizadas com vetores:Vetores na mesma direção.Vetores perpendiculares entre si.Vetores em direções quaisquer.
Portanto, uma grandeza vetorial se caracteriza por quatro elementos: significado físico, valor numérico (módulo), direção e sentido. É o que acontece, por exemplo, com velocidade, força, aceleração, etc.. ... Ao conjunto dessas três características puramente matemáticas da grandeza vetorial chamamos vetor.
Entende-se como doença transmitida por vetor aquela que não passa diretamente de uma pessoa para outra, mas requer a participação de artrópodes, principalmente insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitos e micro-organismos a outros seres vivos.
Os principais vetores conhecidos são os artrópodes, mais especificamente os mosquitos. Carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce também são vetores.
Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas. Exemplos: velocidade, aceleração, força, posição, deslocamento, etc.
O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.
Como os vetores têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido, podemos dizer que são iguais: Porém, os vetores , embora tenham o mesmo módulo e a mesma direção, têm sentidos opostos.
Uma imagem vetorizada é um desenho geométrico com base em eixos feito por computador, que possibilitam o seu redimensionamento para impressos, design gráfico ou sites de internet, sem perder a qualidade. Diferente das imagens comuns, chamadas de bitmap ou raster, que são formadas a partir de uma rede de pixels.
Vetores são segmentos de retas usados para representar alguma grandeza vetorial. ... Posição, velocidade, aceleração, força e quantidade de movimento são bons exemplos de grandezas vetoriais. Por exemplo, se quisermos saber a posição de algum local, é necessário que se aponte para uma direção.
Os componentes ortogonais são componentes que fazem um ângulo de 90 graus entre o eixo x e y, sendo que para se obter um componente ortogonal necessita-se de 2 vetores, que nessa demonstração simples, eu vou chamar de vetor e de vetor , e o vetor que eu quero obter suas componentes será o vetor (componente ortogonal).
Como solicitar renovação de alvará sanitário?
Como se transmite o citomegalovírus?
O que é gastroenterocolite aguda?
Como mudar de CMYK para RGB no Photoshop?
Como encontrar um namorado de 14 anos?
O que é e como funciona o SNGPC?
Qual é o parasita causador da dengue?
Como multiplicar números negativos com positivos?
Como funcionam as iscas para formigas?
Como alterar o plano de fundo?
Como é dividido a economia de mercado?
Como é namorar uma pessoa de libra?
Como é namorar uma mulher de Peixes?
Como funciona o sistema de freio a tambor?
Como namorar com filhos pequenos?
Como funciona um sistema de injeção eletrônica?
Quais são as classificações dos fungos?
Como funciona um sistema de engrenagens?