Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.
Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.
A Idade Contemporânea é um dos períodos da História, segundo a periodização clássica que passou a ser utilizada pelos historiadores no século XIX. Iniciou-se em 14 de julho de 1789, quando a Bastilha foi tomada pela população parisiense, evento que deu início à Revolução Francesa, e estende-se até os dias de hoje.
Esta seção de Idade Contemporânea, portanto, organiza e oferece ao leitor um conteúdo que abrange o período desde 1789 até os acontecimentos atuais mais relevantes.
18 curiosidades que você vai gostar
A Idade Contemporânea é um desses períodos e aborda a história do século XVIII aos dias de hoje. Essa divisão em períodos não é tão recente assim e remonta ao século XIX, quando a história consolidava-se como matéria de ensino.
A Idade Contemporânea representa principalmente o período de consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão por todo o globo terrestre entre os séculos XVIII e XXI. Essa é mais uma das divisões cronológicas da História baseadas nos acontecimentos ocorridos em solo europeu.
Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.
A Idade Contemporânea é a idade em que estamos vivendo. Começa com a Revolução Francesa e vem até nossos dias.
Era Cenozoica
Vivemos hoje o período Quaternário, que é subdividido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno. A época atual é o Holoceno, iniciado há aproximadamente 11.700 anos. Se o Mesozoico foi a Era dos Répteis, o Cenozoico é a Era dos Mamíferos.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
A Idade Moderna é o período da história que tem início em 1453 e vai até o ano de 1789, data da Revolução Francesa.
A Idade Moderna é o período histórico que se estende de 1453 (século XV) até 1789 (século XVIII) início da Revolução Francesa.
A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.
A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Entenda os pontos mais importantes dos períodos históricosPré-história. No início, os homens viviam em tribos, moravam em cavernas e lutavam contra o frio, a fome e os grandes predadores. ... Antiguidade. ... Idade Média. ... Idade Moderna. ... Idade Contemporânea.
Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
A Idade Contemporânea, também chamada de Contemporaneidade, é o período atual da história ocidental e cujo início remonta à Revolução Francesa (1789).
Já sabemos que a Idade Moderna é um período da história que se estendeu de 1453 a 1789, segundo a periodização tradicional. Os marcos utilizados para o início e o fim desse período são: Conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; Tomada de Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa, em 1789.
- 1840 a 1842: Guerra do Ópio na China. - 1842: Revoltas liberais em São Paulo e Minas Gerais. - 1846 a 1848: Guerra dos Estados Unidos contra o México. - 1848 a 1850: Revolução Praieira em Pernambuco.
Assim: 1492 = 14+1 (século XV); 476 = 4+1(século V); 2007 = 20+1(século XXI).
O período também é conhecido como "século das luzes" ou "século da razão". Na Europa continental, os filósofos sonhavam com uma era mais brilhante. Para alguns, esse sonho se tornou realidade com a Revolução Francesa de 1789, embora isso tenha sido posteriormente comprometido pelos excessos do Reino do Terror.
Nas últimas décadas, presenciamos uma acelerada transformação no mundo contemporâneo, dentre elas podemos citar o desenvolvimento da tecnologia e da informação, os transportes e os meios de comunicação e a globalização dos sistemas de produção e transações financeiras.
Principais características da Idade Contemporânea no mundo ocidental: - Consolidação do capitalismo como sistema econômico. - Desenvolvimento industrial. - Amplo desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir de meados do século XX.
Como usar fone de ouvido e caixa de som ao mesmo tempo no PC?
Para que serve as folhas de canela?
Como chama um bumerangue que não volta?
Como iniciar uma reunião no zoom como anfitrião?
Como fazer forno de lenha de barro?
Como iniciar um ofício ao prefeito?
Onde fica localizado o slogan?
O que fazer com flores secas de lavanda?
Quais informações são importantes serem levantadas antes de se iniciar um novo negócio?
Como é feito o bloco de cimento?
Como iniciar uma frase justificativa?
O que é objetivo geral exemplos?
Como fazer seu próprio brilho labial?
Como transformar o Mac em Windows?
Como se escreve um E-mail informal?