Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
A Idade Contemporânea determina um período da história que vai desde 1789 até os dias atuais. Lembre-se que o termo “contemporâneo” está associado ao tempo atual, ao presente.
Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.
A Idade Contemporânea é um dos períodos da História, segundo a periodização clássica que passou a ser utilizada pelos historiadores no século XIX. Iniciou-se em 14 de julho de 1789, quando a Bastilha foi tomada pela população parisiense, evento que deu início à Revolução Francesa, e estende-se até os dias de hoje.
Esta seção de Idade Contemporânea, portanto, organiza e oferece ao leitor um conteúdo que abrange o período desde 1789 até os acontecimentos atuais mais relevantes.
18 curiosidades que você vai gostar
A Idade Contemporânea é um desses períodos e aborda a história do século XVIII aos dias de hoje. Essa divisão em períodos não é tão recente assim e remonta ao século XIX, quando a história consolidava-se como matéria de ensino.
A Idade Contemporânea representa principalmente o período de consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão por todo o globo terrestre entre os séculos XVIII e XXI. Essa é mais uma das divisões cronológicas da História baseadas nos acontecimentos ocorridos em solo europeu.
Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.
A Idade Contemporânea é a idade em que estamos vivendo. Começa com a Revolução Francesa e vem até nossos dias.
Era Cenozoica
Vivemos hoje o período Quaternário, que é subdividido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno. A época atual é o Holoceno, iniciado há aproximadamente 11.700 anos. Se o Mesozoico foi a Era dos Répteis, o Cenozoico é a Era dos Mamíferos.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
A Idade Moderna é o período da história que tem início em 1453 e vai até o ano de 1789, data da Revolução Francesa.
A Idade Moderna é o período histórico que se estende de 1453 (século XV) até 1789 (século XVIII) início da Revolução Francesa.
A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.
A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Entenda os pontos mais importantes dos períodos históricosPré-história. No início, os homens viviam em tribos, moravam em cavernas e lutavam contra o frio, a fome e os grandes predadores. ... Antiguidade. ... Idade Média. ... Idade Moderna. ... Idade Contemporânea.
Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
A Idade Contemporânea, também chamada de Contemporaneidade, é o período atual da história ocidental e cujo início remonta à Revolução Francesa (1789).
Já sabemos que a Idade Moderna é um período da história que se estendeu de 1453 a 1789, segundo a periodização tradicional. Os marcos utilizados para o início e o fim desse período são: Conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; Tomada de Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa, em 1789.
- 1840 a 1842: Guerra do Ópio na China. - 1842: Revoltas liberais em São Paulo e Minas Gerais. - 1846 a 1848: Guerra dos Estados Unidos contra o México. - 1848 a 1850: Revolução Praieira em Pernambuco.
Assim: 1492 = 14+1 (século XV); 476 = 4+1(século V); 2007 = 20+1(século XXI).
O período também é conhecido como "século das luzes" ou "século da razão". Na Europa continental, os filósofos sonhavam com uma era mais brilhante. Para alguns, esse sonho se tornou realidade com a Revolução Francesa de 1789, embora isso tenha sido posteriormente comprometido pelos excessos do Reino do Terror.
Nas últimas décadas, presenciamos uma acelerada transformação no mundo contemporâneo, dentre elas podemos citar o desenvolvimento da tecnologia e da informação, os transportes e os meios de comunicação e a globalização dos sistemas de produção e transações financeiras.
Principais características da Idade Contemporânea no mundo ocidental: - Consolidação do capitalismo como sistema econômico. - Desenvolvimento industrial. - Amplo desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir de meados do século XX.
Como funciona o alfabeto coreano?
Como usar a guitarra do Guitar Hero?
Como funciona o controle da Ring Light?
Como usar o aplicativo Signal?
Como utilizar a tabela de distribuição binomial?
Como funciona o 0800 para deficiente auditivo?
Como é o coração dos répteis explique?
Quais são as forças especiais dos EUA?
Como funciona medidor digital de energia elétrica?
Qual a topologia mais utilizada atualmente?
O que é um contrato de demanda?
Qual a função do dreno de penrose?
O que é uma sociedade de massas?