São elas: Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono. Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.
É possível fazer isso através de dois modos. Veja cada um deles: Fórmula estrutural condensada: a primeira forma de simplificar uma cadeia carbônica é utilizar índices, isto é, números que indicam a quantidade de átomos de hidrogênio que se ligam ao carbono.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em três grupos principais, que são: abertas, fechadas e mistas. Esses grupos, por sua vez, apresentam outras classificações.
Insira uma fórmula Na barra de menu do editor de textos será criado um atalho para o plugin com as fórmulas de química. Clique no menu Chemistry e, em seguida, clique na seta que aponta para baixo em Chemistry Gallery e selecione uma das opções da galeria.
Uma cadeia carbônica também pode se classificar de acordo com o tipo de ligação existente entre os átomos de carbono: a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples. Essas ligações são denominadas sigma (σ). b) Cadeia Insaturada: quando apresenta pelo menos uma ligação dupla (=) ou então uma tripla (≡).
Saturada: a molécula possui apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia principal. Insaturada: a substância possui pelo menos uma ligação múltipla (dupla ou tripla) na cadeia principal.
Aberta (ou Alifática ou Acíclica): possui carbonos terminais. ... Saturada: a molécula possui apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia principal. Exemplo: H3C – CH2 – CH2 – CH2 – CH3 (pentano) Insaturada: a substância possui pelo menos uma ligação múltipla (dupla ou tripla) na cadeia principal.
Não circular; em que não há ciclo.
Com isso, cada composto possui uma característica específica dependendo da cadeia carbônica que o forma. Como as cadeias carbônicas são estruturas encadeadas, átomos de outros elementos químicos também podem estar presentes nas cadeias, sendo denominados de heteroátomos. Para isso, precisam estar localizados entre os átomos de carbono.
Classificação do carbono da cadeia. O carbono também pode ser classificado conforme a sua posição na cadeia em: Carbono primário: são os átomos das extremidades das cadeias e que se ligam somente a outro átomo. Carbono secundário: é o carbono que se liga a outros dois átomos de carbono na cadeia.
Quando as cadeias carbônicas são analisadas de acordo com o tipo de ligação entre os átomos de carbono, elas se dividem em: saturada e insaturada. Assim, as saturadas possuem ligações simples nas estruturas, enquanto as insaturadas possuem, pelo menos, uma ligação dupla ou tripla na estrutura molecular. Cadeias carbônicas saturadas.
Em uma cadeia saturada todos os átomos de carbono estabelecem somente ligações simples. Cadeias fechadas insaturadas: Na cadeia insaturada existem ligações duplas entre os átomos. 3. Cadeias Mistas. Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.
Como saber o número da sapatilha de ponta?
Como limpar o cartão de memória do celular?
Qual a minha Lua é ascendente?
Como calcular comprimento de rede?
Qual tamanho da raiz de uma árvore?
Qual o tamanho de uma cabeça normal?
Qual o melhor tamanho de stand up?
Como saber o soquete do processador AMD?
Como tirar mancha de limpa pedra do chão?
Como limpar cadinho de alumina?
Como surgiu a propriedade privada Segundo Rousseau?
Em que Éon surgiu o primeiro ser vivo?
Como excluir um amigo no Discord?
Qual a origem da saudação de Spock?