A emissão de luz por um átomo ocorre devido à o ganho de energia do átomo que faz um de seus elétrons passaram para outra orbita, mais distante do centro. O elétron, apesar do ganho de energia não fica muito tempo assim, voltando para sua orbita de origem. E a energia excedente é liberada, na forma de um fóton.
Isso ocorre sempre que o elétron recebe um raio de luz, absorve a energia luminosa e passa de uma órbita mais próxima do núcleo atômico para outra mais distante. Em seguida, emite a energia absorvida, novamente na forma de um átomo de luz, e dá um salto quântico.
A absorção da luz é um processo pelo qual a luz que incide sobre um corpo é convertida em energia. Ela pode ocorrer por qualquer corpo ou substância, no entanto, a forma como a luz é absorvida depende de sua frequência bem como da natureza dos átomos do corpo que é iluminado.
Enquanto o elétron está numa determinada orbita, sua energia é constante. Se o elétron receber energia suficiente, ele saltará a uma orbita com energia superior. Ao retornar a sua orbita de origem, o elétron emite, na forma de ondas eletromagnéticas, a mesma quantidade de energia absorvida.
Emissão estimulada: também ocorre quando o elétron está em um estado excitado e é submetido à radiação eletromagnética, ou seja, fótons. Um fóton de energia estimula o átomo ao passar para o estado fundamental emitindo outro fóton.
Um fóton surge quando ocorre a transição de um elétron de um átomo entre dois estados energias diferentes, o elétron ao passar de uma camada mais interna para uma mais externa ao receber energia, e se retornar para o estado inicial, emite a energia correspondente a essa diferença.
A partir do valor de energia correspondente aos fótons de 600 nm (amarelo/laranja, conforme figura 1), não há absorção de luz. Este princípio da interação fóton-matéria, com alteração ou não para estados excitados, é o mecanismo dominante na absorção de luz.
Luminescência, por sua vez, é o processo de emissão da luz em baixas temperaturas, diferentemente do processo de termoluminescência. Na luminescência, os átomos absorvem parte da energia proveniente de alguma fonte externa, reemitindo-a na forma de luz visível. Confira neste texto quais são as características da fosforescência e da fluorescência.
Nas festas de casamento, formaturas, festas em geral, elas se tornaram a sensação do momento, encantando as pessoas pela luz que emitem em meio à penumbra das boates. Essas luzes equivalem à fluorescência do gás Neon ( Ne, décimo elemento da tabela periódica, do grupo dos gases nobres) mediante a passagem de uma corrente elétrica.
Quantas série de exercícios devo fazer para ganhar massa?
Quais os benefícios da mesa quântica estelar?
Para que serve banho de canela com sal grosso?
Onde o Pelé serviu o exército?
Como saber se o coração tá acelerado?
Qual é o perfil do caráter estético da arte?
O que fazer para ter mais leite na mama?
O que são pagamentos por conta?
O que é bom para lavar tenis branco?
Como comparar números naturais?
Pode limpar língua de Recém-nascido?
Com quantos meses os bebês começam a engatinhar?
Quanto tempo dura aparelho de contenção?
Por que a capacidade respiratória também melhora com a prática do yoga?