A fermentação é um processo de obtenção de energia que ocorre sem a presença de gás oxigênio, portanto, trata-se de uma via de produção de energia anaeróbia. ... A fermentação ocorre no citosol e inicia-se com a glicólise, quando ocorre a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato.
Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação lática, em que o produto final é o ácido lático. Para isso, eles utilizam como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite, que é desdobrado, por ação enzimática que ocorre fora das células bacterianas, em glicose e galactose.
Suas fases são a glicólise e a redução do piruvato. A fermentação é um processo de liberação de energia que acontece sem a participação do oxigênio, sendo, portanto, anaeróbia. As reações químicas necessárias para que ela ocorra são a glicólise e a redução do piruvato.
O iogurte é o leite fermentado mais popular e consumido no Brasil. A obtenção do iogurte é através da fermentação lática pela ação dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, eliminando o ácido lático que coalha o leite.
Tipos de Fermentação
Fermentação é um processo realizado por alguns organismos para a obtenção de energia. Esse ocorre na ausência de oxigênio e também não apresenta cadeia receptora de elétrons, como ocorre na respiração anaeróbica. O processo de fermentação é utilizado na produção de alimentos e medicamentos.
48 horas
O tempo ideal de fermentação é de 24 a 48 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas..
O leite fermentado é obtido a partir da fermentação do leite desnatado. A fermentação é feita por lactobacilos vivos, ou seja, bactérias do bem que ajudam no funcionamento intestinal.
O processo de fermentação ocorre em apenas uma etapa, diferentemente da respiração celular, que ocorre em três. O saldo energético final da fermentação, que é um processo de degradação parcial da glicose, é de duas moléculas de ATP.
O processo de fermentação pode ser de dois tipos: a fermentação submersa (FS) e a fermentação em meio semissólido ou estado sólido (FMSS ou FES). A fermentação submersa ocorre em meio com presença de água livre e normalmente com substratos solúveis.
Desta forma, quando o pH se encontra entre 5 e 6, o leite coagula. Vale lembrar que há várias outros tipos de bactérias que podem estar envolvidas no processo de fermentação do leite, como por exemplo: Lactobacillusacidophilus, Streptococcuslactis, Bifidobacteriumbifidum etc.
O leite fermentado é um dos principais veículos de bactérias bifidobactérias e ácido-lácticas, e o seu consumo tem sido associado à saúde e à redução do risco de doenças. Muitas pessoas têm produzido leite fermentado caseiro, iogurte e outros produtos lácteos, há milhares de anos.
Aprenda como fazer leite fermentado em casa com algumas receitas diferentes e dicas para os melhores resultados. O leite fermentado é um dos principais veículos de bactérias bifidobactérias e ácido-lácticas, e o seu consumo tem sido associado à saúde e à redução do risco de doenças.
A fermentação é muito utilizada em diversos outros processos, como a produção de queijos,chucrute, azeitonas, como também na cura de carnes, como salames e outros embutidos.
Qual a importância do parto humanizado para a gestante E a família?
O que pode comer antes de doar sangue?
Como são classificadas as palavras?
Quais os principais causas de corrosão em tubulações industriais?
Como acessar o Internet Explorer pelo executar?
O que a Bíblia fala sobre conselhos?
Qual a importância da pesquisa para sua vida acadêmica e profissional?
São músculos agonistas quando se realiza o exercício cadeira abdutora na articulação do quadril?
Quem tem direito a passe livre em ônibus?
Por que devemos usar com responsabilidade os recursos naturais?
O que é Recuo na construção civil?
Pode usar tornozeleira no regime aberto?