Geralmente, a indicação é consumir um copo de 1 ml a cada 30 minutos de exercícios (em atividades com mais de uma hora de duração), sempre alternando com água, que não deve ser completamente substituída pela bebida esportiva.
O consumo inadequado de bebidas isotônicas, segundo Raul Santo, é um erro grave, que pode levar ao agravamento de algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. "Essas bebidas, como o nome já diz, são para quem pratica atividades físicas e precisam de uma reposição de sais e de energia", aponta o especialista.
Gatorade é um isotônico doce enriquecido com vitaminas para reidratar atletas. Ele substitui eletrólitos usados durante o exercício e é apropriado para atletas e não atletas. Entretanto, o Gatorade engorda se consumido em grandes quantidades, por isso é melhor evitar exageros.
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, o isotônico serve para repor sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que duram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação.
O consumo em excesso de repositores hidroeletrolíticos, quando não há necessidade, pode gerar problemas renais, devido ao aumento dos níveis de sódio e potássio no organismo. O indivíduo não consegue excretar todos os eletrólitos ingeridos, sobrecarregando os rins.
Deve-se ingerir de 2 ml de Gatorade, pelo menos duas horas antes do exercício físico. Durante o exercício, consuma Gatorade a cada 15-20 minutos, e a quantidade ideal deve ser calculada pela perda individual de suor. Esse valor pode ser obtido pesando-se antes e após a atividade física.
De acordo com Pepsco que fabrica o Gatorade, eletrólitos ajudam a regular o equilíbrio do corpo "fluido", enquanto os carboidratos fornecem energia. Eles afirmam que seu produto é melhor do que a água hidrata por causa destes ingredientes adicionais. Algumas pesquisas apóia suas reivindicações.
Mas Gatorade por conter menos açúcar do que o refrigerante, é realmente bom para você? De acordo com o site do Gatorade, a bebida "nasceu no laboratório" quando pesquisadores pesquisavam motivos de atletas estar ficando doentes após exercício extenuante no calor.
Gatorade não tem contra-indicação. Pode ser consumido por todos, inclusive idosos e crianças. Claro que aqueles que estiverem em atividade física obtêm melhor e mais rapidamente os benefícios da bebida. Portadores de doenças e disfunções orgânicas como diabetes e hipertensão, somente devem ingeri-lo mediante orientação médica.
O que é serviço de Praticagem?
Quais são as doenças ocupacionais que mais afetam os brasileiros?
Qual é o signo do Whindersson?
Como tirar verniz poliuretano?
Qual o campeão mundial de xadrez?
Onde fica a igreja mais antiga do Brasil?
Qual é a combinação mais rara do mundo?
Como os Eldianos viram Titans?
Qual é a diferença entre rosca UNC e WW?
Quanto tempo demora a gravidez de uma cadela?
Como saber o dia do vencimento do IPVA?
Como montar mala de viagem para praia?
Qual a importância do comércio para a cidade?