Os países do Oriente Médio estão entre os maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. Os países com maior Produto Interno Bruto (PIB) da região são Arábia Saudita, Turquia e Irã, além de Catar e Emirados Árabes, que se destacam pela renda per capita.
A região é responsável por mais da metade de toda a produção mundial de petróleo, portanto, apresenta uma grande importância em termos econômicos e geopolíticos para o mundo. Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita. Irã
Historicamente, o Médio Oriente é considerado o berço das grandes civilizações do passado. Religiosamente, possui uma grande importância porque é o berço do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
O principal sustento da economia do Oriente Médio é a extração de petróleo. Isso porque, nessa região, está concentrada a maior reserva petrolífera do mundo, aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial!
A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países.
30 curiosidades que você vai gostar
De maneira generalizada, a produção industrial na região gira em torno do seguimento têxtil (confecção de tapetes, como por exemplo, os persas), além das indústrias alimentícias.
Em áreas próximas à Planície da Mesopotâmia, a qual abrange as bacias hidrográficas do rio Tigre e Eufrates, é feito principalmente o cultivo de cereais. Nessas áreas, os solos são férteis, propiciando uma promissora produção agrícola. Isso ocorre em decorrência das cheias dos rios citados.
A característica climática da região é predominantemente marcada pelo clima do tipo árido e semi-árido, ou seja, com temperatura elevada e pouquíssima incidência de precipitações.
Oriente Médio é uma região na divisa da Ásia, Europa e África. Sua importância histórica é grande: é o berço da civilização e das religiões monoteístas, além do maior pólo petrolífero atual. Também é um local sensível a conflitos de todas as espécies, que permanecem até hoje.
Guerra Irã x Iraque
O principal motivo que deu início a guerra, foi a disputa entre o controle do Chatt-el-Arab (canal que liga o Iraque ao Golfo Pérsico por onde é escoada a produção de petróleo do país), onde o Iraque queria total controle do canal, no qual foi recusado pela nação iraniana.
Catar ou Qatar é um país da Ásia Ocidental envolvido pelo Golfo Pérsico. O país, apesar de pequeno em tamanho e número de habitantes, é considerado o mais rico do mundo. O Catar é um país do Oriente Médio de pequena extensão territorial, mas de uma enorme economia.
A expressão “Oriente Médio” foi criada pelos europeus, no passado, para designar a Península Arábica, que se localiza a oriente da Europa ( considera a Europa o centro do mundo ou ponto de referência para a localização geográfica de outras regiões da Terra).
Embora pouca gente saiba, pimenta, noz-moscada, cravo e canela que ressaltam o sabor na culinária brasileira, o uso do azeite no lugar da banha de porco e até o sagrado cafezinho são marcas da cultura árabe, uma influência que vai muito além das esfihas e quibes, totalmente incorporadas em nossa mesa.
Qual é a importância estratégica/geopolítica e econômica do Oriente Médio para o Ociden- te? ... Aliado a isso, o Oriente Médio também desperta o interesse econômico internacional, pois detém cerca de dois terços das reservas petrolíferas mundiais comprovadas, desempe- nhando um papel vital no mercado energético mundial.
A região passou por vários processos naturais que favoreceram o acúmulo desse óleo chamado de ouro negro. Há 40 milhões de anos, o movimento das placas tectônicas – gigantescos blocos de rocha sobre os quais se assentam oceanos e continentes do planeta – contribuiu para o fechamento dos oceanos primitivos da região.
Os fatores responsáveis pela falta de desenvolvimento econômico na região estão relacionados ao petróleo: as rendas desse recurso estão concentradas no poder de empresas transnacionais que atuam na região e no controle estatal, em geral integrado a oligarquias representadas por príncipes, monarcas e sheiks.
Qual das alternativas abaixo descreve uma característica natural do Oriente Médio? a) Ocorrência de tipos climáticos que variam do árido ao semiárido. b) Predomínio de formas de relevo de planície em todos os países. c) Registro de rios perenes com grande disponibilidade hídrica.
Sobre os conflitos recentes do Oriente Médio, é correto afirmar: a) Tais conflitos resultam do acomodamento de tensões geopolíticas que deram origem ao mundo bipolar, representado pelo socialismo e pelo capitalismo, liberados pela União Soviética e pelos Estados Unidos, respectivamente.
O que é o Oriente Médio:
Oriente Médio (ou Médio Oriente) é uma região localizada no continente asiático, fazendo fronteira com a Europa e África. ... O Oriente Médio é uma das regiões consideradas como “berço das civilizações”, pois foi território de civilizações antigas, como a Mesopotâmia, o Egípcio e o Árabe.
Em razão dos dois grandes tipos climáticos predominantes, o Oriente Médio exibe dois tipos predominantes de vegetação: as espécies xerófilas, localizadas nas regiões de clima árido, e as estepes e pradarias, localizadas nas regiões de clima semiárido.
Amplamente falado no Oriente Médio, árabe é uma língua de riqueza histórica e religiosa fundamental.
O islamismo é a religião que detém o maior número de adeptos no Oriente Médio, são aproximadamente 253 milhões de pessoas. Assim, é possível notar que o cristianismo e o judaísmo figuram como minorias religiosas nessa porção do mundo. As pessoas que se convertem ao islamismo são chamadas de mulçumanos ou islamitas.
A atividade econômica tradicional do Oriente Médio é o pastoreio nômade. Destacam-se as criações de carneiros, cabras e camelos em áreas desérticas. Na Planície Mesopotâmica, também conhecida como "crescente fértil", cultivam-se frutas, arroz, trigo e cana-de-açúcar, utilizando-se a técnica de irrigação.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina – encontramos-nos na segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Israel é um grande exportador de produtos hortícolas e frutícolas, e líder mundial em pesquisa agrícola, apesar de sua geografia extremamente hostil à prática das atividades agrícolas. Mais da metade do país é composta de solos desérticos, com pouquíssima incidência pluviométrica e um clima hostil.
Quem faz a entrega do Magazine Luiza?
O que são medidas de tendencia central?
Quantos anos tem Charles Manson?
O que é latitude longitude e altitude?
Quais são os dispositivos considerados memórias secundárias?
São exemplos de instituições financeiras privadas?
Quantos dias posso dar dipirona para cachorro?
Qual o ciclo biológico da esquistossomose?
O que é cicatrização de terceira intenção?
O que é pensamento estratégico?
Com quanto tempo posso fazer teste de gravidez?
Quanto tempo dura o bronzeado?