A hipófise também produz a prolactina, hormônio importante para a amamentação; o GH, hormônio do crescimento; e secreta o hormônio antidiurético e ocitocina, produzidos no hipotálamo (localizado acima da hipófise no cérebro).
A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise.
Funções da Prolactina
A PRL está envolvida na diferenciação das células da glândula mamária e controla a síntese do leite e tudo que está envolvido para a produção desse substrato. Existem evidências, ainda, que a prolactina atua no metabolismo glicídico e no tecido adiposo.
Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?Falta de libido;Menstruação irregular (oligomenorréia);Ausência da menstruação (amenorreia);Produção de leite sem gestação (galactorreia);Disfunção erétil;Osteoporose;Tumor da hipófise.
A principal causa fisiológica do excesso de prolactina é a gravidez. A concentração de prolactina no sangue cresce de maneira significativa ao longo da gravidez e também no período da amamentação. Os valores de prolactina em função da gravidez e amamentação costumam ser variáveis, podendo variar de 35 à 600 ng/mL.
17 curiosidades que você vai gostar
Quanto mais mamadas, mais leite é produzido. A produção de prolactina aumenta à noite, por isso amamentar durante a noite é especialmente importante para manter a produção de leite.
Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.
Prolactina alta
O quadro é motivado por um pequeno tumor benigno na hipófise – a glândula que produz o hormônio. Além do ganho de peso, outros sintomas podem ser observados, como a cefaleia e a produção de leite sem que haja amamentação. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
Diagnóstico. Para detectar os níveis de prolactina, o médico especialista observa o histórico da paciente e solicita exames de sangues convencionais, que, por sua vez, medem a dosagem da prolactina no sangue e, caso haja suspeita de tumor, o paciente passa por uma ressonância magnética na hipófise.
Qual a diferença entre alma e espírito segundo a Igreja Católica?
Qual fruta é bom para tireoide?
Quais são os meios de comunicação de antigamente?
O que não comer no Pré-treino?
Quem tem gordura no fígado pode morrer?
Quanto custa a diária de um fotógrafo?
Pode sair da dieta no fim de semana?
Quando vai abrir o consulado para visto de turista?
Como colar código de barra para pagamento?
O que são as despesas com vendas?
Quem faz a certificação ISO 14001?
Quais as vantagens de se ter um personal trainer?