Os telefones celulares funcionam através da comunicação via ondas de rádio usando um sistema de estações base (às vezes conhecidas como "sites de células") que enviam e recebem chamadas e transmitem-nas para outras redes, como a rede telefônica pública comutada (PSTN).
A radiação eletromagnética no celular é emitida pela antena acoplada ao aparelho. Essa radiação tem uma frequência maior do que as utilizadas em rádio. O problema que envolve a radiação dos celulares está relacionado ao fato de que usamos esses aparelhos próximos ao corpo e, principalmente, perto da cabeça.
Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor.
Na telefonia celular a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, não é necessário fio. O celular recebe esse nome porque as regiões servidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células.
As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
O termo “celular” foi escolhido porque cada torre e seu mapa de cobertura pareciam uma célula biológica. Acabou que os aparelhos que operam nesse tipo de rede sem fio passaram a ser chamados de telefones celulares. No inglês, o termo “mobile phone” surgiu antes de “cellular phone”.
Como funciona o telefone celular? No fundo, ele não passa de um telefone acoplado a um rádio parecido com os velhos walkie-talkies – só que muito mais sofisticado.
Muitas vezes, mesmo’ em uma ligação entre celulares, o sinal pode passar pela rede telefônica comum para facilitar sua transmissão. As células variam de tamanho de acordo com o volume de ligações de uma regmo e com o relevo ou outros obstáculos às ondas de rádio.
No Brasil, 20 anos depois, em 1998, aconteceu a ativação dos primeiros celulares em São Paulo. Hoje em dia, os telefones móveis são objetos indispensáveis na vida do homem moderno. Foto mostra a evolução dos celulares desde a década de 90.
Na telefonia celular a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, não é necessário fio. O celular recebe esse nome porque as regiões servidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células.
Pode deixar o vinagre de maçã no cabelo?
Quais são os tipos de HPV de alto risco?
Como contabilizar 44 horas trabalhadas?
Qual o tamanho de São Paulo de uma ponta a outra?
Quantos ml tem 1 2 xícara de óleo?
Qual a cor mais branca que existe?
Quantos gols o Gabigol tem na carreira?
Como se faz uma reclamação trabalhista?
Pode depositar cheque de outro banco na caixa?
Como fazer de uma rede 220 110?
Qual o objetivo de um gráfico?
O que são medidas antidumping?