Polinômios são expressões algébricas com monômios, as quatro operações: multiplicação, divisão, adição e subtração são utilizadas nessas expressões.
Os polinômios, ainda, podem ser usados na física para descrever a trajetória de um projétil, e os polinômios integrais (soma de diversos polinômios) podem ser usados para expressar conceitos como energia, inércia e diferença voltaica, por exemplo.
Multiplicação de Polinômios
Na multiplicação devemos multiplicar termo a termo. Na multiplicação de letras iguais, repete-se e soma-se os expoentes.
Para elevarmos um monômio a uma potência devemos elevar cada fator desse monômio a essa potência. Na pratica elevamos o coeficiente numérico à potência e multiplicamos cada um dos expoentes das variáveis pelo expoente da potência.
Para realizar a multiplicação entre dois polinômios, também será necessário aplicar a propriedade distributiva da multiplicação sobre a adição. Assim, cada termo do primeiro polinômio será multiplicado por todos os termos do segundo.
36 curiosidades que você vai gostar
Na multiplicação de dois polinômios, devemos multiplicar cada termo de um polinômio por todos os termos do outro e reduzir os termos semelhantes. 2) Multiplicar A(x) = 2x2 – x + 3 por B(x) = x5 – x + 1.
“Produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo menos o quadrado do segundo termo”. Uma forma que temos de interpretar este produto é por meio do cálculo da área de um retângulo.
Adição e subtração algébrica de monômios
Dois monômios só podem ser somados ou subtraídos algebricamente se forem semelhantes, ou seja, se suas partes literais forem iguais. Para a adição de monômios, valem todas as propriedades da adição de números reais: comutativa, associativa, elemento neutro e elemento inverso.
Dois ou mais monômios são semelhantes quando suas partes literais são iguais.3xy e 2/5xy são iguais, pois possuem a mesma parte literal xy;0,5a3b2 e 10a3b2 são iguais, pois possuem a mesma parte literal a3b2;- 4vwz, 2,3vwz e 1/3vwz são iguais, pois possuem a mesma parte literal vwz.
Para elevar um monômio a uma potência basta “distribuir” o expoente para cada termo. Isso significa que: O número será elevado a esta potência; O expoente de cada letra irá multiplicar este expoente.
Divisão de um polinômio pelo produto (x-a)(x-b)b é a raiz do divisor x-b, portanto P(b)=r2 (eq.E para o divisor (x-a)(x-b) temos P(x)=(x-a)(x-b) Q(x) + R(x) (eq.O resto da divisão de P(x) por (x-a)(x-b) é no máximo do 1º grau, pois o divisor é do 2º grau; logo: R(x)=cx+d. Da eq.3 vem: ... x=b => P(b) = c(b)+d (eq.
Se observarmos um polinômio qualquer P(x) = 5x4 – 3x3 + x2 – x + 2, para acharmos o seu valor numérico que é o valor de P(x), temos que ter um valor para a incógnita x. Então, se dissermos que x = 2 o valor que encontrarmos para P(2) quando substituirmos x por 2 será o valor numérico do polinômio. x = 2 será P(2) = 60.
James Waddell Alexander II descobriu o primeiro nó de polinômio em 1923.
A história das equações polinomiais é muito antiga, tem-se conhecimento que na Babilônia, cerca de 1800 a.C., alguns métodos de resolução de equações do 20 grau já eram conhecidas. ... Aritmeticamente, essas equações foram resolvidas pelos Egípcios.
Reduza os termos semelhantes na expressão 4x2 – 5x -3x + 2x2. Depois calcule o seu valor numérico da expressão. 4x2 – 5x - 3x + 2x2 reduzindo os termos semelhantes. 6x2 - 8x os termos estão reduzidos, agora vamos achar o valor numérico dessa expressão.
Se observarmos a expressão ab + 3b + 7a + 21 veremos que não são todos os monômios que têm termos semelhantes, mas podemos unir os que possuem termos semelhantes. Assim, temos: ab + 3b + 7a + 21, agora aplicamos o 1º caso de fatoração (termo comum), colocando em evidência cada elemento comum de cada agrupamento.
Por exemplo, 2x é um monômio, sendo que 2 é seu coeficiente e x é sua parte literal. 5ab2 é também um monômio, sendo que 5 é o coeficiente, e a parte literal é ab2. Outro caso corriqueiro de monômios é da forma xyz.
Para realizar a multiplicação de dois polinômios, utilizamos a conhecida propriedade distributiva entre os dois polinômios, operando a multiplicação dos monômios do primeiro polinômio pelos do segundo. Exemplo: Seja P(x) = 2a² + b e Q(x) = a³ + 3ab + 4b². Calcule P(x) · Q(x).
Por exemplo, quando dizemos que o resultado de 7 – 3 = 4, queremos dizer que a diferença entre 7 e 3 é 4 e também que 3 + 4 = 7. Para contas mais simples, é possível calcular a subtração de forma direta: 9 – 7 = 2, pois 2 + 7 = 9.
O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro, mais duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo.
Polinômios são expressões algébricas com monômios, as quatro operações: multiplicação, divisão, adição e subtração são utilizadas nessas expressões. Quando a operação é de multiplicação, temos o produto com polinômios.
Para reduzir polinômios devemos primeiramente reunir os termos de mesma parte literal, em seguida efetuamos a operação entre os coeficientes.
Qual o volume de 1kg de gordura?
O que é o oposto de uma frase?
Qual são os filmes que vai passar no cinema hoje?
O que a rainha gosta de beber?
Quais eram os objetivos dos países colonizadores?
Qual é o melhor salmo de proteção?
Quais as três etapas que podem ser divididas O ciclo carbono?
Quais os tipos de resposta O réu pode oferecer ao ser citado?
Qual mercado financeiro fica aberto 24 horas?
Pode entrar com remédios em Dubai?
Pode passar Hipoglós na micropigmentação?