Não só a velocidade, mas também a relação dos cidadãos com a cidade passou a mudar. Se antes a viagem de um bairro a outro demorava horas, pois o cocheiro precisava andar ao ritmo do animal, agora, a velocidade respondia aos imperativos da energia elétrica.
A principal causa dos problemas de mobilidade urbana no Brasil relaciona-se ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos, embora esses últimos também encontrem dificuldades com a superlotação. Esse aumento do uso de veículos como carros e motos deve-se:
Essas leis obrigam os municípios a terem um Plano de Mobilidade Urbana que atenda a uma série de requisitos, como ciclovias e ciclofaixas, sustentabilidade no transporte público, proteção de áreas ambientais, entre outros. Os grandes desafios da mobilidade urbana brasileira passam pelo trânsito das grandes e médias cidades.
É para isso que chama a atenção Diego Hernández, especialista em transportes públicos e mobilidade urbana e professor da Universidade Católica do Uruguai, em vídeo produzido pelo Banco e Desenvolvimento da América Latina (CAF). Segundo Hernández, a mobilidade urbana é um sistema que existe para satisfazer necessidades das pessoas nos deslocamentos.
A legislação brasileira garante uma política pública teoricamente eficiente quando o assunto é mobilidade urbana. Dentre as leis que auxiliam na melhoria da mobilidade nas cidades, temos: a Lei 12.587/12 (que rege as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana); a Lei 13.089/15 (conhecida como Estatuto da Metrópole);
Quanto tempo demora para começar a sonhar?
Qual adubo ideal para o alecrim?
Para que é indicado Dramin B6?
Qual a diferença entre biodiesel e diesel renovável?
Quando foi lançado o windows xp?
Como criar uma árvore genealógica no Excel?
O que significa devagar se vai ao longe?
Quando a luz do óleo acende mas tem óleo?
Quais os tempos do subjuntivo?
A que igualdade o autor se refere?
Quais os alimentos ricos em ácido fólico?
O que é escassez de fatores de produção?