O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples:
O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
O modo subjuntivo mostra o tempo verbal como provável, duvidoso, desejoso ou possível. Aparece nas orações principais e independentes, mas prioritariamente é empregado nas orações subordinadas que apresentam incerteza, probabilidade e hipótese.
O modo subjuntivo é empregado em orações subordinadas quando essas expressam sentimento, hipótese, probabilidade ou incerteza.
Uma ação pode ocorrer no passado, no presente ou no futuro. Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.
O pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo aponta um acontecimento anterior a outro acontecimento do passado. Pode fazer referência a fatos irreais do passado.
O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.
As formas verbais são as variações que os verbos apresentam quando conjugados, ou seja, quando relacionados com um sujeito, ocorrendo flexão em número, pessoa, tempo e modo.
O modo subjuntivo expressa dúvida, hipótese, desejo. O modo que expressa certeza, ordem, pedido é o modo imperativo ou indicativo.
O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.
Ouvir: Características do modo subjuntivo. Modo subjuntivo Os modos do verbo variam conforme a posição do falante em relação à ação verbal. Na língua portuguesa estão elencados os seguintes modos verbais: Indicativo, Subjuntivo, Condicional, Optativo e Imperativo.
Futuro do Subjuntivo. O futuro do subjuntivo é empregado nas orações subordinadas como forma de indicar a possibilidade ou eventualidade no futuro. Exemplos: Lavarei a roupa se tiver vontade. Contarei a verdade se tiver compaixão. Conjugação de verbos no modo subjuntivo simples Verbo Amar
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo. É aplicado para indicar uma ação passada, mas imprecisa. Exemplos: Se tivesse dinheiro, compraria o prédio todo. (presente) Mesmo que comesse tudo, não ficaria satisfeito. (passado) 3. Futuro do Subjuntivo.
Conjugação de verbos no modo subjuntivo compostos Formação do pretérito perfeito : presente do subjuntivo do verbo ter + particípio do verbo principal. Formação do pretérito mais-que-perfeito : pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo ter + particípio do verbo principal.
Quais frutas quem tem hipotireoidismo pode comer?
Quem teve hepatite B pode transmitir a doença?
Qual a leitura do hidrômetro em m3?
Como ficam os seios após silicone?
Quantos dias a amarracao começa a fazer efeito?
O que filhotes de aranha comem?
Qual o lucro de uma clínica médica?
Quanto maior o índice terapêutico?
O que acontece com o silicone na velhice?
Qual a diferença entre amilase e lipase?
Quanto é um plantão de anestesista?
Porque o Galileu foi julgado pela Inquisição?
Quem é o preposto na Justiça do Trabalho?
Qual a diferença do pneu ecológico para o pneu comum?
Quais as espécies admitidas de alteração dos contratos administrativos?