Se fosse preciso eleger o “pai” da ciência moderna, teria de ser Galileu Galilei (1564-1642). Suas contribuições vão desde a criação do método científico até o desenvolvimento de instrumentação, passando por descobertas fantásticas e pela popularização do conhecimento.
Os responsáveis pela criação da ciência moderna, entre os quais se destaca a figura de Galileo Galilei, acreditavam que os estudos anteriores em filosofia natural exibiam uma dependência excessiva de especulações metafísicas e um apego ilegítimo à opinião de autoridades, particularmente Aristóteles, cujas doutrinas ...
Galileu Galilei, pai da Ciência Moderna
O título de “pai da Ciência Moderna” se explica pelas importantes contribuições de Galileu, desde a criação do método científico até o desenvolvimento de instrumentação, além de outras grandes descobertas e a popularização do conhecimento.
A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.
43 curiosidades que você vai gostar
História Hoje: Galileu Galilei, o pai da ciência moderna | Radioagência Nacional.
O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".
O objetivo de Como Nasceu a Ciência Moderna é o de narrar a história circunstanciada de sua fundação na aurora da Modernidade e elucidar seu programa epistemológico de pensar e poder. O que vai caracterizá-la é seu desejo de conhecer, quer dizer, apropriar-se, explorar, manipular e dominar.
Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.
A junção entre observação, experimentação e formulação de uma explicação teórica e matemática — explicação essa que pode resultar na construção de artefatos tecnológicos capazes de medir e calcular o fluxo dos fenômenos naturais e também manipular a própria natureza, constitui o alicerce da ciência moderna, que se ...
Nesse período, destacam-se pensadores como Galileu Galilei, Isaac Newton, René Descartes, David Hume, Francis Bacon, John Locke, Thomas Hobbes, Baruch de Spinoza, entre outros.
Descartes é considerado o “pai da filosofia moderna” e faz parte da corrente racionalista. Thomas Hobbes (1588-1679) – empirista, defendia a ideia de que não existia representação mental e entendimento sem a prévia experiência.
Nicolau Copérnico foi um importante matemático e astrônomo polonês. Pode ser chamado de “pai” da astronomia moderna, pois foi ele quem percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo.
O grande mérito de Galileu foi apontar seu telescópio para o céu. Descobriu, assim, tantas coisas novas que em poucos meses escreveu e publicou o Sidereus Nuncius (em português, “O mensageiro das estrelas”), um opúsculo de apenas 24 páginas extraordinariamente rico em revelações.
Os Gregos acreditavam que um fato científico poderia ser descoberto somente com a razão, ou atribuido a ação dos Deuses. Ibn al-Haytham sabia melhor. Ele foi o primeiro cientista da história a insistir que tudo deve ser comprovado através de um determinado método para descobrir novas informações – o método científico.
Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.
Classicamente, o objetivo principal da ciência tem sido o da construção de conhecimento e compreensão, independentemente das suas potenciais aplicações — por exemplo, investigar as reações químicas que um composto orgânico sofre de modo a aprender sobre a sua estrutura.
INTRODUÇÃO. A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.
Podemos dizer que os componentes básicos da ciência hoje em dia tangem aos aspectos racionalistas e experimentalistas como base de estudos.
A filosofia da ciência busca fundamentar os processos científicos por meio dos conceitos. Na esteira do que foi dito, a filosofia da ciência (mesmo a filosofia sendo uma espécie de “mãe” das ciências) busca a compreensão e o aprimoramento dos métodos e dos processos de validação científica.
A Filosofia da Ciência surge como um ramo distinto do saber no final do século 18 e se consolida no século 19. Estamos no contexto da Revolução Industrial, das expedições científicas na América, na busca por entender o funcionamento da natureza.
A Natureza era concebida como um sistema-maquinário perfeitamente ordenado e regido por leis matemáticas. Essa Natureza teria sido criada por Deus em perfeita ordem e mantida por essas leis. O papel do homem, nesse complexo sistema, seria utilizar sua inteligência a fim de entender e, então, dominar a Natureza.
O conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimentos ao nosso redor.
Vale ressaltar que há grandes descobertas ao longo da história que vão desde a descoberta do fogo, passando pela criação da roda e invenção da escrita, até a descoberta do DNA e criação da internet.
A filosofia, considerada a base de todas as ciências, a história, e a medicina foram áreas de uma proeminente produção no período. Até então apenas a religiosidade era a responsável por dar respostas às questões humanas: as doenças eram justificadas pela vontade dos deuses, os eventos históricos também.
O que a lar cooperativa produz?
Como acessar arquivos do Mac pelo Windows?
O que pode substituir a goma guar?
Qual foi o principal objetivo do Humanismo?
Qual a carta mais forte do truco?
Qual a média de perda de peso por semana?
Qual é o nome verdadeiro do Ken?
Para que serve paracetamol 700 mg?
Quais as atividades de um trabalhador rural?
O que significa a sigla TL em pneus?
Quanto tempo posso guardar o leite de peito?
São Cipriano dinheiro urgente?