A retina fica no fundo do olho, onde a luz chega e consequentemente a imagem do que se quer ver. Lá existem várias células chamadas foto sensíveis e que absorvem este raio de luz e geram pulsos elétricos. Estes, através do nervo óptico levam estes pulsos para o nosso cérebro que interpreta estes pulsos como imagens.
A luz refletida por um objeto entra no olho, atravessa córnea, pupila, cristalino e chega até a retina, onde a imagem é formada. Dentro da retina existe uma camada de células sensíveis à luz – os fotorreceptores. São de dois tipos – cones e bastonetes –, ambos sensíveis à luz.
3) A córnea e o cristalino funcionam como um conjunto de lentes em uma câmera, concentrando os raios de luz enviados à retina, no fundo do olho. Por ser uma lente que refrata a luz, ela forma uma imagem invertida.
"A retina tem receptores centrais e periféricos que são chamados de cones e bastonetes. Esses fotoreceptores, através de integrações elétricas-químicas-elétricas, conduzem os estímulos pelas chamadas vias ópticas, até atingirem o cérebro na região occipital, onde serão processados como imagens", afirma.
Os raios de luz refletidos do objeto entram nos nossos olhos, atravessam as estruturas oculares - a córnea, a pupila, os humores, o cristalino – e chegam ao fundo do olho, até a retina, onde existem células sensíveis a luz. A imagem transformada em impulsos nervosos, é enviada a través do nervo óptico ao cérebro.
38 curiosidades que você vai gostar
A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. ... É por esse orifício que há a entrada da luz no globo ocular. A íris é a responsável por regular a quantidade de luz que entra no olho.
Os cérebros dos vertebrados são feitos de um tecido muito mole, de textura comparável à da geleia. Quando vivo, o tecido cerebral é rosado por fora e branco por dentro, com pequenas variações de cor.
Quem tem o cérebro amarelo é responsável, pontual e sério, já os de cor azul são criativos, honestos e carinhosos. O cérebro verde indica alguém inteligente e comedido, enquanto o laranja é dinâmico, diplomático e espontâneo.
A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro.
Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino (espécie de lente natural) e é focada sobre a retina, que fica no fundo do olho. A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta.
Na hipermetropia, a imagem do objeto é formada após a retina. Para a correção desse defeito de visão, a pessoa deve utilizar óculos com lentes convergentes, que fazem com que a imagem do objeto forme-se exatamente sobre a retina.
O cristalino é uma estrutura que tem consistência gelatinosa e elástica e se situa logo atrás da pupila. Ele focaliza a luz que entra na pupila e forma as imagens na retina.
O que acontece é que a cor não está no objeto. Na verdade, os objetos absorvem todas as cores que estão na luz branca e refletem apenas aquela que vemos. Essa luz é que chega aos nossos olhos. Lá dentro, na camada mais interna, chamada de retina, existem algumas células minúsculas, os cones e os bastonetes.
Como as cores chegam aos nossos olhos
As cores, na verdade, não existem: elas são fabricadas pelo nosso cérebro. ... Isso acontece porque a cor não está no objeto, mas é refletida quando ele é iluminado por uma luz branca que absorve todas as cores, expondo somente o vermelho. É essa luz que chega aos nossos olhos.
Os olhos captam a luz e a retina a registra por meio de milhões de células fotorreceptoras. Em seguida, decodifica, reconhece e interpreta a imagem. Com os impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico, manda a imagem para o cérebro.
O processamento visual começa na retina. Os axônios das células ganglionares da retina, os neurônios de projeção da retina, formam o nervo ópticos, que se estende e cruza a linha media no ponto chamado quiasma óptico.
A função do nervo óptico é a de enviar a imagem luminosa que é convertida em impulsos elétricos nervosos até ao cérebro, estrutura que realiza o processamento das informações e o seu armazenamento.
A cor da pele de uma pessoa é determinada por diversos fatores. A pigmentação constitutiva da pele é herdada geneticamente por meio da melanina, sem interferência da radiação solar.
...
Os seis fototipos de pele são:Pele branca. ... Pele branca. ... Pele morena clara. ... Pele morena moderada. ... Pele morena escura. ... Pele negra.
O Dr. Willian Rezende explica na matéria que o cérebro recebe as informações das cores através de estímulos elétricos recebidos pela retina. Ele também explica que a retina possui um receptor para cada cor primária, que são: vermelho, amarelo e azul. Por fim, através dessas cores o cérebro gera as outras cores.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
Uma forma de trabalhar a visão é mostrar algumas imagens com ilusões de óptica, que momentaneamente são capazes de enganar nosso cérebro, fazendo com que enxerguemos coisas de forma incorreta. Essas ilusões atraem a atenção dos alunos e nos permitem trazer um pouco de interdisciplinariedade para a aula.
Visão, um dos cinco sentidosO nosso olho é envolvido por três membranas, a esclera, a coroide e a retina.A esclera é a camada mais externa, mais conhecida como “branco do olho”. ... A coroide é uma membrana localizada logo abaixo da esclera, rica em vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam as células do olho.
De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão. E se os nossos sentidos como o paladar ou o olfato param de funcionar, são os olhos que nos protegem contra qualquer perigo.
Ela é composta por aproximadamente 125 milhões de células fotorreceptoras, que transformam estímulos luminosos em imagens. Ainda temos os bastonetes, responsáveis pela visão mesmo com pouca luz, e os cones, que nos permitem enxergar cores e objetos de forma minuciosa.
As cores “invisíveis” são as misturas de luzes complementares, como o azul e o laranja, o vermelho e o verde, o púrpura e o amarelo. “Não existe uma cor amarelo-azulada ou um vermelho-esverdeado”, diz o físico Oswaldo Cruz Martins, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Como ocorre a fermentação do suco de uva?
Como conectar impressora l396 no Wi-Fi?
Como ocorre a degradação dos neurotransmissores?
Quem pode ser Supervisor de Segurança do Trabalho?
Como se tornar um vendedor de sucesso redação pronta?
Como ocorre o processo de formação do biofilme?
Como funciona um curso de taquigrafia?
Como ocorre a formação do ATP?
O que eu posso fazer para ser uma pessoa admirável?
Como são formados os cátions é os ânions?
O que causa a epicondilite lateral?
Como alterar o idioma do Messenger?
Como configurar impressora Brother no PC?
Como mudar o idioma do Disney?