Entropia é uma importante grandeza física utilizada na Mecânica Estatística e na Termodinâmica para medir o grau de desordem de um sistema. Dizemos que, quanto maior for a variação de entropia de um sistema, maior será sua desordem, ou seja, menos energia estará disponível para ser utilizada.
Já a água no estado sólido será o sistema com menor entropia porque neste caso o espaçamento entre as moléculas de água é menor e consequentemente a agitação das mesmas.
A entropia e a desordem de um sistema têm a ver com a espontaneidade de processos físicos. Se a entropia e a desordem aumentam, quer dizer que o processo é espontâneo. Por exemplo, considere a queda de um copo de vidro, esse é um processo espontâneo, em que a desordem do sistema aumenta.
O cálculo da variação da entropia de um sistema é realizado pela subtração da entropia dos produtos pela entropia dos reagentes. O estudo termoquímico aborda, além da chamada entalpia, a variável entropia, que é a medida da desordem das moléculas presentes em um sistema químico.
Nesse processo, houve uma diminuição na entropia porque há um reagente gasoso e, no produto, uma substância sólida, o que diminui a desordem do sistema. Esse processo possui uma entropia maior do que zero porque há sólido no reagente e líquido no produto, ou seja, houve aumento na desordem e na entropia.
38 curiosidades que você vai gostar
Entropia é uma importante grandeza física utilizada na Mecânica Estatística e na Termodinâmica para medir o grau de desordem de um sistema. Dizemos que, quanto maior for a variação de entropia de um sistema, maior será sua desordem, ou seja, menos energia estará disponível para ser utilizada.
A variação de entropia de um sistema isolado é sempre positiva ou nula. A igualdade ΔS = 0 ocorre quando os processos são reversíveis: processos reversíveis não aumentam a entropia. Sistemas isolados, que não recebem nem cedem calor para o meio, só podem ter sua entropia aumentada ou mantida constante.
O que é Entropia:
Por exemplo, quando alguém entra na cozinha encontra todos os utensílios e ingredientes organizados, conforme vai cozinhando, as coisas começam a se desorganizar. Da mesma forma seria o sistema da entropia, ou seja, quanto maior o processo de alteração de um estado, maior será a sua desordem.
A energia livre de Gibbs (ΔG) é uma grandeza que foi determinada pelo físico, matemático e químico norte-americano Josiah Willard Gibbs no ano de 1883. Gibbs desenvolveu essa grandeza com o intuito de prever a espontaneidade de uma reação química.
Entalpia de FormaçãoΔH = HProdutos – HReagentes -286 kJ/mol = HH2O – (HH2 + H1/2 O2) -286 kJ/mol = HH2O – 0. HH2O = - 286 kJ/mol.NH3 + HCl → NH4Cl ΔH = -176 kJ/mol.HR = HNH3 + HHCl HR = (-46 + (-92,4) kJ/mol) HR = -138,4 kJ/mol.ΔH = HProdutos – HReagentes -176 = HNH4Cl - ( -138,4) HNH4Cl = - 176 - 138,4.
Entropia é a medida do grau de desordem de um sistema, sendo uma medida da indisponibilidade da energia. É uma grandeza física que está relacionada com a Segunda Lei da Termodinâmica e que tende a aumentar naturalmente no Universo.
A entropia do Universo — ou seja, a desordem — está sempre aumentando. Sempre. Isso significa que, em algum momento em um futuro distante, o nosso Universo chegará a um estado de desordem total, de entropia máxima. Os cientistas chamam isso de "morte térmica".
"Ao medir o tempo, estamos aumentando a entropia do Universo. Quanto mais entropia há no universo, mais perto ele pode estar de sua eventual extinção. ... Mas a escala da entropia adicional imposta pelos relógios é tão pequena que não há necessidade de se preocupar, acrescentou ela.
A entropia é, pois, uma função de estado que obedece a um princípio de maximização, o "princípio da máxima entropia": a entropia em um estado de equilíbrio termodinâmico - satisfeitas as restrições impostas ao sistema - é sempre a máxima possível.
quando um sistema recebe calor Q>0, sua entropia aumenta; quando um sistema cede calor Q<0, sua entropia diminui; se o sistema não troca calor Q=0, sua entropia permanece constante.
O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K. Deve-se lembrar que não há um limite superior de temperatura, e a existência de temperaturas de valores extremamente elevados é totalmente possível.
A partir do resultado da variação da entalpia, podemos classificar a reação em endotérmica ou exotérmica, segundo o seguinte critério: Endotérmica: quando o resultado for positivo.
∆G descreve a mudança de energia livre que ocorre em reações químicas. As reações ocorrem espontaneamente somente se ∆G for negativo, que significa que a energia é liberada na reação. Se ∆G for positivo, a reação requere um incremento na energia.
A lei da entropia destrói a idéia de que a ciência e a tecnologia criam um mundo mais ordenado". Numa visão mecanicista, a ênfase está unicamente no que se ordena e se desconsidera a desordem causada pela ordenação. É como se ignorássemos, por exemplo, o problema do lixo ao arrumarmos nossa casa.
A entropia é geralmente descrita como uma medida da ordem e da desordem dentro de um sistema - quanto menor for a entropia, mais ordenado será o sistema; quanto maior for a entropia, mais desordenado ele será.
Como o valor da variação de entropia é negativo, indica que a organização de átomos e moléculas no reagente é alta, ou seja, a reação, de uma forma geral, possui grande organização, indicando que será necessário realizar trabalho sobre ela para ser espontânea.
Se o processo é irreversível, a entropia de um sistema fechado sempre aumenta. ... De forma que a variação na entropia do sistema (gás+reservatório) seja nula. “Se um processo ocorre em um sistema fechado, a entropia do sistema aumenta para processos irreversíveis e permanece constante para processos reversíveis.
Para a reação ser espontânea, é fundamental que a variação da entropia seja positiva se: a variação de entalpia for negativa para qualquer temperatura; a variação de entalpia for positiva a uma elevada temperatura.
Durante as mudanças de fase, ocorre variação da entropia do sistema, de forma que se um corpo passa do estado sólido para o líquido ou do líquido para o gasoso, a entropia aumenta; e se a mudança ocorre do estado gasoso para o líquido ou do líquido para o sólido, a entropia diminui.
Como morreu Pedro I da Rússia?
Quem matou Cristina de português?
Quando morreu a cantora Kaoma?
Quais são as principais consequências da poluição por derramamento de petróleo?
Quem é a mãe de Hela filha de Odin?
É considerado vento forte a partir de quantos quilômetros?
Como Washington Luís perdeu o poder?
Como morreu Luís XIV de Franca?
Qual a influência do surrealismo na literatura?
Como o urso pode ser classificado de acordo com sua alimentação?
Quem comando o Morro do Dendê?
Como os glóbulos brancos defendem o nosso organismo?
O que aconteceu com Maria Leopoldina?
Como tirar o coletor com unha grande?
O que preciso para montar uma cerâmica?
Como tirar cutícula de unha sem tirar bife?
Como o tabagismo afeta o desenvolvimento Embrionario e fetal?