O ar entra no trato respiratório através das narinas que são duas aberturas no nariz logo após flui pelas cavidades nasais, revestidas por mucosa respiratória e divididas pelo septo nasal. Possui pelos que tem função de filtração do ar, retendo as maiores partículas.
Depois de passar pelas cavidades nasais, o ar, que já está aquecido, umedecido e filtrado, chega até à faringe, canal comum aos sistemas respiratório e digestório, de onde é conduzido à laringe, órgão tubular protegido por peças cartilaginosas.
Revestindo a cavidade nasal existe uma membrana mucosa, rica em vasos sanguíneos. A área da superfície ampliada e os abundantes vasos sanguíneos permitem que o nariz aqueça e umidifique rapidamente o ar que por ele entra. As células da membrana mucosa produzem muco e contêm filamentos ciliares minúsculos (cílios).
São pequenos pelos que retêm germes, bactérias e partículas estranhas ao corpo. Para auxiliar nessa filtragem, o nariz possui também glândulas produtoras de um muco que conseguirá reter as partículas menores, que os cílios deixaram escapar.
Puxar o ar pelo nariz é fundamental, porque ele está mais preparado para receber o oxigênio direcionado ao pulmão. Além disso, a cavidade nasal tem pelos que ajudam a limpar as impurezas do ambiente.
A cavidade nasal e os seios paranasais têm várias funções: Ajudar a filtrar o ar que respiramos. Aquecer e umidificar o ar que chegará aos pulmões.
A inflamação ocorre quando há algum tipo de estímulo do qual o tecido da mucosa precisa se defender. Por exemplo: quando apresentamos infecção viral (gripes, resfriados) ou por bactérias (sinusites), quando inalamos produtos irritantes (produtos químicos), ou nos processos alérgicos, como a rinite alérgica.
As cílias, nome técnico dos pelos dentro das narinas, são essenciais para a nossa saúde, pois servem para proteger as vias respiratórias e, consequentemente, evitar que germes, bactérias e até mesmo detritos cheguem ao pulmão.
1. O filtro Na entrada do nariz, há pelos que retêm partículas pequenas como germes e esporos. As que são ainda menores acabam barradas pelo muco que reveste as narinas. Em seguida, são varridas por pelinhos minúsculos, os cílios, para a região da garganta. 2. O aquecedor
O ar que entra pelo nariz pode carregar vírus e bactérias que agridem os seios da face, cavidades aeradas envolvidas na produção de muco.
Muita gente se surpreendeu quando uma pesquisa realizada por cientistas americanos e franceses veio à tona com o seguinte dado: somos capazes de sentir até 1 trilhão de aromas diferentes. Mas essa é apenas uma das façanhas do nariz. Todas elas, inclusive, têm tudo a ver com saúde.
Quais são as funções do nariz? Ele filtra, aquece e umidifica o ar inalado, além de captar diversos aromas. Saiba como lavá-lo direito para se proteger da rinite e de outros problemas
Como saber se uma imagem da Internet têm direitos autorais?
Como ficar milionário em GTA 5?
Como saber se meus gêmeos são idênticos?
Como operar inflação implícita?
Como saber se os drivers da placa estão atualizados?
O que faz dar problema nos rins?
Como ficar bonita de uniforme?
O que pode causar a falta de água?
Como saber se tenho direito a cidadania europeia?
Como dar o carvão ativado para o cachorro?
Como obter certificado Anbima?
O que eu preciso de saber antes de comprar um processador?
Como usar livro caixa na decoração?