O colágeno é uma proteína encontrada principalmente em carnes vermelhas, frango, peixes e na gelatina convencional. Porém, o consumo dos alimentos ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício também são importantes, porque melhoram a absorção e aumentam a produção de colágeno no organismo.
O colágeno hidrolisado é a melhor opção porque ele é mais bem absorvido no intestino. No entanto, seu efeito não é o de repor o colágeno que já foi perdido, mas sim de estimular a produção pelas nossas células. Esse tipo pode ser encontrado de três formas: pó, cápsula ou líquida.
Colágeno hidrolisado O colágeno hidrolisado é mais fácil de ser absorvido pelo organismo. Não à toa, é um dos mais buscados e mais indicados por especialistas. Ele é liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para comercialização e livre consumo, inclusive sem prescrição médica.
Há um mito que diz que não adianta suplementar com colágeno em pó, que o organismo não seria capaz de absorver. Esta, no entanto, não é uma afirmação verdadeira. Com o avanço das pesquisas, desenvolveu-se uma tecnologia que reduz o tamanho do colágeno a peptídeos, resultando em absorção de aproximadamente 90%.
Portanto, de acordo com ela, para recompor o colágeno no organismo é preciso incluir alimentos ricos nesses nutrientes através de uma dieta equilibrada e variada. “Aposte em alimentos como carnes, peixes, óleo de peixe, gelatina, leite desnatado, frutas cítricas, oleaginosas (castanhas, amendoins)”, sugere.
Esta melhoria foi percebida em pesquisas, que apontam mais de 90% de absorção dos peptídeos de colágeno no período de 6 horas após a ingestão.
Dois gramas por dia é o consumo de colágeno considerado ideal para a preservação da textura da pele. Para agir nas articulações, a dose diária recomendada é de 8 a 10 gramas por dia. Dessa forma, o suplemento puro de colágeno hidrolisado é a opção mais indicada para atingir os benefícios da proteína.
Para comprar o colágeno hidrolisado ideal para o seu organismo, é importante que o produto seja manipulado e desta forma, feito em farmácias de manipulação especializadas.
Entretanto, não faz mal nutrir o corpo, e caso você queira garantir que o seu possui colágeno o bastante, você pode ingerir diariamente alimentos ricos neste nutriente, deixando que seu organismo faça seu trabalho. Se você deseja iniciar a suplementação com colágeno, consulte um nutricionista para que ele avalie essa necessidade.
É sempre bom incluir alimentos na dieta que sejam ricos em colágeno. Mas a melhor forma de se obter colágeno puro é por meio da suplementação. Ele pode ser encontrado em pó, líquido ou em cápsulas. Ele pode ser hidrolisado ou não. Confira os tipos existentes:
Evite também a ingestão do colágeno junto ao período de grandes refeições como almoço e jantar. Procure tomar colágeno em cápsulas cerca de meia hora antes ou depois dessas refeições. Evite também a ingestão de álcool.
Quanto tempo o colágeno demora pra fazer efeito? Os benefícios do consumo de colágeno em cápsulas aparecem a longo prazo. Embora não exista nenhum dado concreto, a maioria dos estudos falam algo em torno de 3 meses após o início da ingesta de 2 a 5 g de colágeno diariamente os efeitos começam a aparecer.
Quais são as maiores biodiversidades do mundo?
Qual era a teoria desenvolvida por São Tomás de Aquino para explicar a existência de Deus?
Faz mal comer comida esquentada no micro?
O que faz um motorista socorrista do Samu?
Como funciona a aplicação da pena de multa?
Qual a diferença entre ativador de cachos e gelatina?
O que é insuficiência valvular mitral leve?
Como desinstalar o programa Appespiao?
Quem escreveu mais livros no mundo?
Pode ir só o advogado na audiência de conciliação?
Quais são os tipos de textos Injuntivos?