Entre as vantagens do controle biológico de pragas podemos citar que ele é mais barato que o controle químico (depois de implantado), é seletivo sobre a espécie considerada praga e seu efeito pode ser mais prolongado do que o controle químico, apresentando baixo impacto ambiental, além da resistência das pragas-alvo ...
Os inimigos naturais atuam reduzindo a população de determinado inseto-praga e a mantém abaixo do nível de controle e/ou em uma posição geral de equilíbrio, onde o inseto-praga não causa danos. O primeiro passo para conservar os inimigos naturais de pragas agrícolas na lavoura é conhecê-los.
Em campo, a ação de inimigos naturais sobre a população de pragas pode ser ilustrada pela figura abaixo. Eles atuam reduzindo a população da praga e a mantém abaixo do nível de controle e/ou em uma posição geral de equilíbrio dinâmica, na qual as pragas agrícolas não podem causar danos.
Também podemos citar a redução da dependência de inseticidas químicos e, consequentemente, os problemas relacionados ao seu uso abusivo, como intoxicação de aplicadores, contaminação de alimentos e do ambiente, resistência das pragas-alvo, dentre outros.
Dentre as vantagens do controle biológico, temos:A redução do risco de poluição do meio ambiente;A diminuição da exposição dos produtos a produtos tóxicos;A ausência de resíduos em alimentos;A não toxidez para a saúde humana;E a não exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças.
19 curiosidades que você vai gostar
Em contrapartida, como desvantagens, o controle biológico de pragas exige qualificação técnica para sua difusão, a falta de recursos limita a sua implantação e sua ação é mais lenta que o controle químico.
Desvantagens do controle biológico
O controle biológico requer planejamento e gerenciamento intensivos. Pode demandar mais tempo, mais controle, mais paciência, mais educação e treinamento. O uso bem sucedido do controle biológico requer um grande entendimento da biologia da praga e a de seus inimigos.
Os principais benefícios do controle biológico, em comparação ao controle químico, que podemos destacar são:Redução da exposição dos produtores rurais aos pesticidas.Diminuição do risco de poluição ambiental.Não afeta a qualidade do solo.Evita pragas mais resistentes.Evita alimentos contaminados.
O objetivo do controle biológico é combater pragas e insetos vetores de doenças utilizando inimigos naturais. Seu uso é feito em qualquer área, evitando contaminação das lavouras, meio ambiente e seres vivos. A utilização de agentes biológicos tem se tornado uma ferramenta útil para a agricultura.
As vantagens desta tática incluem a facilidade de uso, compatibilidade com outras táticas de controle de pragas, baixo custo e impacto cumulativo sobre a praga com mínimo impacto ambiental negativo.
Os inimigos naturais são agentes de controle biológico e contribuem para a mortalidade natural das pragas no campo, isto é, são aliados dos agricultores no combate às pragas agrícolas e têm ação positiva para o equilíbrio do agroecossistema.
Fatores que favorecem o ataque de pragas
Plantio de variedades suscetíveis ao ataque das pragas; Falta de rotação de culturas nos agro ecossistemas; Plantio em regiões ou estações favoráveis ao ataque de pragas; Adoção de plantio direto (geralmente há um aumento de insetos que atacam o sistema radicular das plantas);
Esse grupo inclui besouros, moscas, percevejos, tesourinhas, vespas, formigas, louva-a-deus, ácaros e aranhas. “Muitos dos inimigos naturais categorizados como predadores são maiores do que suas presas, com exceção das formigas e ácaros predadores.
Os inimigos naturais podem ser considerados os “amigos do agricultor”, geralmente insetos predadores que atuam se alimentando de outros insetos prejudiciais à plantação. Em alguns casos, eles mastigam os insetos que são ruins para a lavoura ou se alimentam do conteúdo interno do corpo deles.
A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.
Os predadores encontrados na cultura da soja foram Cycloneda sanguinea, Eriopis conexa, Geocoris sp., percevejos reduvídeos, crisopídeos e tesourinhas (Fig. 2). O predador Geocoris sp. em geral está associado, entre outras pragas, à Heliothis virescens, uma lagarta do complexo Heliothiinae (DEGRANDE, 1993).
Quando bem planejado, o controle biológico acarreta evidentes vantagens em relação ao uso de agentes químicos, uma vez que não polui o ambiente e não causa desequilíbrios ecológicos. ... redução da poluição ambiental; preservação dos recursos naturais; e desse modo, para a sustentabilidade dos agroecossistemas.
Entre os principais benefícios do controle biológico nas lavouras, está o controle das pragas com a redução do uso de inseticidas químicos, possibilitando eficiência de controle e manejo de resistência aos ingredientes ativos utilizados costumeiramente.
Controle biológico é "a redução da soma de inóculo ou das atividades determinantes da doença, provocada por um patógeno, realizada por um ou mais organismos que não o homem” (Cook & Baker, 1983).
Através de métodos de controle cultural como a rotação de culturas e áreas de refúgio, busca-se evitar o desenvolvimento de resistências de insetos e doenças à pesticidas, problema que tem sido frequente em diversas regiões produtoras no Brasil.
Controle Biológico Aplicado: trata-se de liberações em massa de predadores ou parasitoides, após criação laboratorial de larga escala. Esse tipo de controle biológico é bem aceito pelo mercado, pois tem um tipo de ação rápida, muito semelhante à de inseticidas convencionais.
No caso dos macros, o maior gargalo é a automação de produção do agente de controle biológico, pois, atualmente, de 70% a 80% do custo de produção destes agentes de controle se deve à mão de obra. Já no caso dos micros, o fator de maior importância é a formulação.
O controle biológico aplicado sem um estudo prévio do comportamento biológico das espécies envolvidas pode acarretar sérios distúrbios no equilíbrio natural de um ecossistema.
Além disso, a ação mais lenta e a necessidade de condições e estratégias favoráveis para a aplicação do produto devem ser consideradas (PADULLA, 2001). O produto químico, por sua vez, apresenta como vantagem a ação mais rápida, sem grandes exigências ambientais para a aplicação e armazenamento.
Qual deve ser a principal função do erro na avaliação escolar?
Como plastificar na impressora?
Como plantar capim na plantadeira?
Como o belo pode ser utilizado pela publicidade e propaganda?
Pode cortar as pontas secas da pata de elefante?
Como fazer para faltar aula online?
Como plantar Alecrim de mercado?
Como o professor pode letrar o aluno?
Como pode ser a junção dos continentes no planeta Terra daqui a 200 milhões de anos teorias?
Como cuidar da planta buxinho bola?
O que você percebe sobre as intervenções para as dificuldades de aprendizagem?
Como cortar plantas com tesoura?
Como deve ser a atuação do professor?
Como é o processo de refinar a prata?
Quando o multiplicador bancário aumenta?
Como fazer ação de interdição?
Como jogar bem Street Fighter 5?
Como o professor pode avaliar seus alunos?
O que é preciso aprender para aprimorar a competência de cuidar e educar?
Como o professor sentiu a dificuldade necessidade de Ishaan?