Educação a distância é a modalidade de ensino em que professores alunos estão em ambientes distintos e por meio de tecnologias da informação e comunicação essas aulas acontecem. As aulas são ministradas e assistidas remotamente, podendo ser em tempo real ou não – em formato de aulas gravadas, por exemplo.
Apesar do termo ter ganhado destaque nos últimos anos, a educação a distância já vem sendo praticada há bastante tempo. Bastante mesmo! ... E, no final da década de 1970, começou em Brasília a primeira experiência de EAD nos cursos superiores.
Um dos principais desafios do EAD é que os estudantes e professores tenham aparelhos que possibilitem acesso à internet, uma realidade ainda não muito satisfatória no Brasil, visto que o acesso, qualidade e velocidade das conexões de internet no país ainda deixam a desejar e podem dificultar o acompanhamento das aulas ...
As características essenciais da Educação a Distância é a flexibilidade do espaço e do tempo, abertura dos sistemas e a maior autonomia do aluno. O que pode-se perceber é que na Educação a Distância o sucesso do aluno depende em grande parte de motivação e de suas condições de estudo.
O objetivo dos cursos a distância é fornecer educação a todas as pessoas qualificadas e dispostas que não podem ingressar em cursos regulares de universidades e outros devido a vários motivos.
Vantagens do EAD
A maior característica do ensino a distância é substituir a sala de aula por um ambiente virtual de aprendizagem. Isso significa que o aluno vai estudar a partir de videoaulas e exercícios online. O requisito fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios do EAD é uma conexão estável de internet.
Já as desvantagens, que podem dificultar um pouco o cenário, são poucas e podem não ser um problema para algumas pessoas, como por exemplo: Ter de adotar uma postura autodidata. Necessidade de uma conexão de internet de qualidade. Necessidade de um dispositivo capaz de suprir os requisitos minimos.
Qual o maior desafio da EAD na atualidade?
Aqui no E+B Educação já comentamos sobre o que é e como funciona o EJA, além de dar dicas de especializações para os educadores que atuam com a modalidade. Agora, você pode saber um pouco mais sobre as etapas do EJA. Confira:
EJA e Encceja são a mesma coisa? Não. O EJA segue um plano de aulas e de ensino, enquanto que o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) se caracteriza por ser uma prova que garante a certificação para o ensino fundamental e médio.
1. Como funciona a modalidade EJA nas escolas do estado? A EJA é presencial com funcionamento de segunda a sexta-feira no período noturno. 2. O que um aluno interessado em terminar seus estudos deve fazer para começar a estudar?
Voltando às modalidades, o EJA permite que o aluno estude de forma presencial ou à distância. Na primeira, precisa ir até à escola onde o curso é ministrado para frequentar as aulas, normalmente, no período noturno. A segunda é mais flexível e, por ela, o curso é feito pela internet ou com livros e apostilas fornecidos pela instituição.
Como se classificam os epitélios de revestimento de exemplos de locais onde encontramos cada tipo?
Como trabalhar o TOD em sala de aula?
Como se constrói um circuncentro?
Quais são os tipos de foz de um rio?
Como fazer fisioterapia nas perna?
Como os compressores podem ser classificados?
Como preparar Axoxo de Oxóssi?
Como são classificadas as fontes do Direito?
Como se faz a farinha de mandioca?
Como treinar beijar com a mão?
Como se pronuncia a marca Buddemeyer?
Como uma substância anabolizante age no organismo?