O epitélio cúbico, como o próprio nome diz, é caracterizado por células cúbicas, em forma de cubo. Forma revestimento simples e é encontrado, por exemplo, nos canais de glândulas e no cristalino dos olhos. O epitélio prismático, também conhecido como cilíndrico ou colunar, é constituído por células colunares.
O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com o número de camadas: epitélio simples e epitélio estratificado e uma subclassificação o epitélio pseudo-estratificado. E quanto à sua forma: pavimentoso, cúbico e prismático, colunar ou cilíndrico.
Tecido epitelial de revestimento Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células; Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células; Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
O tecido epitelial apresenta diversas funções, como o revestimento de superfícies e a secreção e transporte de substâncias. Diante dessa diversidade de funções, ele pode ser classificado de duas formas, como tecido epitelial de revestimento e secretor ou glandular.
Formado por uma única camada de células. O termo endotélio é usado para designar o epitélio simples pavimentoso que reveste os vasos sanguíneos e linfáticos. O mesotélio é o epitélio simples pavimentoso que reveste todas as cavidades corporais (cavidade peritoneal, cavidade pericárdica e cavidade pleural).
Diante disso, podemos encontrar diversos tipos de tecidos epiteliais de revestimento, como o epitélio simples cúbico que constitui os túbulos renais e é formado por uma camada de células cúbicas. Outro exemplo é o epitélio estratificado pavimentoso, o qual é encontrado na pele e é constituído por várias camadas de células pavimentosas.
Além da análise que leva em consideração o número de camadas e o formato celular, os epitélios ainda podem ser classificados observando-se a presença de especializações de superfície livre, como microvilosidades, cílios e os estereocílios.
As funções básicas dos epitélios são proteção (pele), absorção (intestinos delgado e grosso), transporte de substâncias sobre a superfície (mediado por cílios), secreção (glândulas), excreção (túbulos do rim), trocas gasosas (alvéolos pulmonares) e deslizamento entre superfícies (mesotélio de serosas). 4.
Classificação dos tecidos epiteliais. Tecido epitelial de revestimento: o posicionamento das células desse tecido permite a formação de camadas contínuas capazes de revestir superfícies, como alguns órgãos. O tecido epitelial de revestimento pode ser classificado de duas formas, levando em consideração a forma das células e o ...
O que é e para que serve o balanço social?
Tem tubarão em Angra dos Reis?
Porque o olho do Zoro fica vermelho?
Como o pH interfere na disponibilidade de nutrientes do solo?
O que comer para recuperar a cartilagem?
Quem faz dieta pode comer um pedaço de pizza?
Qual o tipo de meningite não é contagiosa?
Qual é a consequência do movimento de translação da Terra?
O que significa cover no YouTube?
Quais são as dimensões do SUS?
O que era a porta das ovelhas em Jerusalém?
Qual CID 10 déficit de atenção?
Quanto é o salário de José Aldo?
São hipóteses de rescisão unilateral do contrato administrativo?