1 conclui-se, constata-se, deduz-se, infere-se, capta-se, lê-se, descobre-se, averigua-se, induz-se, adverte-se, colige-se, imagina-se.
1 concebe-se, considera-se, toma-se, admite-se, aceita-se, reconhece-se, interpreta-se, classifica-se, qualifica-se.
Sinônimos de Percebe-se
nota-se repara-se vê compreende-se entende-se sabe-se mais...
Embora seja comum dizer que INFERIR e DEPREENDER se equivalem (o dicionário Aurélio, por exemplo, mostra essa equivalência), DEPREENDER direciona o leitor para a conclusão do texto a partir do que está explícito. Já INFERIR é a conclusão vinda de ideias que ficam implícitas no texto.
Significado de Concluísse
Concluísse vem do verbo concluir. O mesmo que: perfizesse, acabasse, completasse, finalizasse, findasse, rematasse, terminasse, ultimasse, firmasse.
16 curiosidades que você vai gostar
Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo concluir mas empregues em diferentes modos. Concluísse, com acento agudo na vogal “i”, é a primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do modo subjuntivo do verbo. Não queriam que se concluísse a venda total do capital.
Compreender, perceber claramente alguma coisa: depreender um sentido metafórico, figurado.
8 sinônimos de em que pese para 1 sentido da expressão em que pese: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, mesmo que, não obstante, embora, malgrado, nada obstante, independentemente de.
10 sinônimos de inferir para 1 sentido da palavra inferir: Deduzir com raciocínios: 1 deduzir, compreender, alcançar, concluir, depreender, entender, perceber, saber, induzir, ler.
1. Depreende-se. Concluir. Depreende-se que as tecnologias é difusoras do progresso técnico.
1. Receber impressão por algum dos sentidos. 2. Conhecer, entender, compreender.
Verificar, certificar, provar, mostrar.
O que é Percebe-se que:
Percebe-se ou se percebe. ATENÇÃO! Percebesse é Subjuntivo do Pretérito Imperfeito. Ex.: Se eu percebesse; se ele percebesse.
A palavra compreender, segundo o Dicionário Aurélio, significa perceber ou alcançar as intenções ou o sentido de algo, podendo ser sinônima da palavra entender. Entender, por sua vez, tem o significado de ouvir, perceber, saber. Na prática, pode-se dizer que uma pessoa pode entender um assunto, mas não compreendê-lo.
O verbo entender é frequentemente confundido com o verbo intender. Entender indica, principalmente, o ato de compreender: Eu entendi a matéria. Já o verbo intender indica, principalmente, o ato de superintender ou administrar: Eu intendi a empresa durante cinco anos.
Numa situação quotidiana, qual é a expressão mais correcta a ser usada? Deduzir significa, neste contexto, «concluir (algo) pelo raciocínio; inferir»; portanto, está correcto. Por sua vez, induzir também pode querer dizer «concluir por meio de raciocínio lógico; inferir, deduzir».
1 concluir-se, imaginar-se, deduzir-se, entender-se, descobrir-se, depreender-se, perceber-se, captar-se, ler-se, constatar-se, averiguar-se, induzir-se, advertir-se, coligir-se.
Significado de Inferir
verbo transitivo direto e bitransitivo Deduzir, concluir por inferência ou por dedução, geralmente partindo de indícios, de fatos ou de raciocínios: com esse aparelho é possível inferir a velocidade da chuva; o juiz inferiu a culpa dos réus.
1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que. Exemplo: Uma vez que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Sintaxe é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. A Sintaxe é uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas.
4 por consequência, por conseguinte, portanto, por isso, consequentemente, assim sendo, à vista disso, diante disso, isto posto. Exemplo: Você não se esforçou, logo não conseguiu.
Quem pode fazer a leitura do Evangelho?
Por que é importante preservar o patrimônio histórico?
Como uma pessoa pega sarna de cachorro?
Qual é o agente causador da doença cancro mole?
Qual a pronúncia correta de Gmail?
Como se pronuncia o nome Alef?
Como se preparar fisicamente para o Exército?
Como se diz eu sou da Alemanha em inglês?
Como é produzida a carboximetilcelulose?
Quais doenças podem ser transmitidas pelos fungos as plantas e como podemos prevenir?
Qual a finalidade do recurso de agravo em recurso especial e Recurso Extraordinário?
Pode passar bepantol na área íntima?