Portanto, o alimento integral é definido como um alimento que manteve todas as suas características e a totalidade dos nutrientes essenciais, como quando é colhido na natureza. Isso significa que a industrialização não retirou partes significativas.
Alimentos integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de refinamento como, por exemplo, grãos, cereais e seus farelos. Dessa maneira, esses alimentos conservam cascas e películas protetoras que são ricas em nutrientes e fibras.
Basicamente, a principal diferença, e consequentemente a vantagem dos alimentos integrais em relação aos refinados, está no valor nutritivo, ou seja, na quantidade de vitaminas, minerais e fibras que possuem.
Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (fósforo, ferro).
Tipos de alimentos integraisArroz Integral. Uma das primeiras substituições da versão branca pela integral é a do arroz. ... Pães e massas integrais. ... Farinha de milho integral. ... Farinha de aveia integral. ... Centeio integral. ... Quinoa. ... Chia. ... Cevada.
40 curiosidades que você vai gostar
O que são alimentos integrais? São, basicamente, grãos e cereais – como arroz, trigo, aveia e centeio (e seus derivados farelo, farinha e pão) – que não passaram por nenhum processo de refinação. Por isso, eles conservam todos seus componentes originais, incluindo cascas e películas protetoras.
Alimentos integrais são fonte de fibras insolúveis, que aumentam a saciedade. Desta forma, será retardada a sensação de fome, favorecendo a perda de peso. Além disso, eles estimulam o funcionamento intestinal e não provocam pico glicêmico (elevação rápida da glicemia após ingestão do alimento).
Por serem fonte rica de carboidratos, vitaminas, mineiras e fibras, alimentos integrais deveriam ser consumidos todos os dias, explica a nutricionista Sandra da Silva Maria, da clínica Gastro Obeso Center, em São Paulo.
Menor absorção de açúcar e colesterol
Em consequência, o consumo de grãos e cereais integrais contribui para um melhor controle das taxas de glicose, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos no sangue, reduzindo o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Sou separada de fato tenho direito à pensão por morte?
Em qual região brasileira há maior número de rodovias?
Quais as ferramentas utilizadas na imersão em profundidade?
Pode assinar a carteira antes de dar baixa?
Como funciona o sensor de proximidade no celular?
Qual o melhor cimento para piso?
Quem toma anticoagulante pode tomar ginkgo biloba?
Qual o país que mais desperdiçam alimentos?
O que significa livro capa dura?
Qual foi o último sermão de Jesus?
Quando a glicose está baixa o que acontece?
Quem paga a perícia de insalubridade?
O que pode ser quando o rosto fica ardendo?
Qual a característica importante da gratidão?