Quem exerce função de sujeito?

Pergunta de Miguel Wilson de Guerreiro em 03-10-2025
(33 votos)

Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Quem pode ser sujeito?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto.


Como usar o QUEM?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

QUE É QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Quem é o sujeito?

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso. Nessa frase o sujeito é “João”, pois foi ele que praticou a ação.

Português - Verbo - Aula 5 - Pronome Relativo QUE na Função de Sujeito


39 curiosidades que você vai gostar

Quê ou quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O que sujeito exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

O que é uma conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Para quem ou a quem?

A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc. [..] «Há» é uma forma verbal do verbo haver com o sentido de ter existência.



Outras questões

Quais são os tipos de empresas e suas características principais?

Como configurar as margens no Corel Draw?

Quais são os tipos de comunidades que existem?

Qual a oposição ao neuroticismo?

Qual é o clã mais forte da aldeia da Folha?

Qual a diferença entre o espanhol da América Latina e o da Espanha?

Pode pingar sulfato ferroso no leite?

Como abrir um crediário Magazine Luiza?

Quais as principais características da república romana?

Qual Exame de sangue detecta infecção de urina?

Onde publicar artigos médicos?

Para que serve o vidro fumê?

Porque usar o número 7?

Quais as consequências da poluição térmica para os seres vivos que habitam?

Qual o maior posto de combustíveis do Brasil?

Como deixar os ícones da barra de tarefas no meio Windows 7?

Como se chama os animais que vivem na terra?

Qual objetivo da movimentação de materiais?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com