Quem exerce função de sujeito?

Pergunta de Miguel Wilson de Guerreiro em 27-05-2022
(33 votos)

Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Quem pode ser sujeito?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto.


Como usar o QUEM?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

QUE É QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Quem é o sujeito?

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso. Nessa frase o sujeito é “João”, pois foi ele que praticou a ação.

Português - Verbo - Aula 5 - Pronome Relativo QUE na Função de Sujeito


39 curiosidades que você vai gostar

Quê ou quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O que sujeito exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

O que é uma conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Para quem ou a quem?

A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc. [..] «Há» é uma forma verbal do verbo haver com o sentido de ter existência.



Outras questões

Como funciona o programa de pontos Mastercard surpreenda?

Quais são as fases do processo de cicatrização?

O que é o processo eletrônico?

O que vem na bolsa da mãe paulistana?

Como é a entrevista para trabalhar no McDonalds?

Qual o valor do prêmio do Mestre do Sabor?

Como enviar currículo para Bemol?

Como usar o E-mail corporativo?

Quanto vale 1 Dotz no Angeloni?

Como funciona o E-mail institucional?

Como funciona o EAD FAM?

Quais são as taxas de um consórcio?

O que define um poeta segundo o eu lírico do poema *?

É bom ter um Beagle?

O que o Plano Dental Uni cobre?

Como é produzida a Micro-onda para que serve?

Qual o melhor horário para operar EUR USD?

Quais os três períodos da História?

Qual é significado de Distrito Federal?

O que pode ser pago com recursos do IGD SUAS?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com