Quem exerce função de sujeito?

Pergunta de Miguel Wilson de Guerreiro em 27-05-2022
(33 votos)

Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Quem pode ser sujeito?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto.


Como usar o QUEM?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

QUE É QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Quem é o sujeito?

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso. Nessa frase o sujeito é “João”, pois foi ele que praticou a ação.

Português - Verbo - Aula 5 - Pronome Relativo QUE na Função de Sujeito


39 curiosidades que você vai gostar

Quê ou quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O que sujeito exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

O que é uma conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Para quem ou a quem?

A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc. [..] «Há» é uma forma verbal do verbo haver com o sentido de ter existência.



Outras questões

Como funciona o termômetro a base de álcool?

Como aumentar visibilidade no LinkedIn?

Quando surgiu a roda da vida?

Como descobrir o melhor DNS pelo celular?

Como funciona uma carabina por dentro?

Como melhorar o sinal da Claro no celular?

Qual é a origem da reta numérica?

Quanto custa abrir uma batataria?

Qual a importância numa empresa a melhora do desempenho organizacional?

Como a polenta chegou ao Brasil?

Quando é cabível a ação de cobrança?

O que caracteriza a escrita acadêmica?

Como foi criada a porcentagem?

O que significa detenção provisória?

Como melhorar a qualidade de uma transmissão ao vivo?

Para que serve ter uma conta no Google?

Qual a resistência de um fusível queimado?

Quando um grafo e conexo?

Como saber se um comprovante de pagamento e verdadeiro?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com