Algumas desvantagens do trabalho informal são:variação da renda;ausência de carteira assinada;ausência de férias remuneradas, décimo terceiro salário, vale-transporte etc.;ausência de direitos trabalhistas, como licença-maternidade, paternidade, auxílio-gás etc;ausência de direito à aposentadoria;
“O que está acontecendo com esses trabalhadores informais é a ausência como tragédia. Primeiro, a ausência de comprador. Por consequência, a ausência de receber a quantidade mínima de recursos para a sobrevivência.
Além de emperrar o desenvolvimento dos trabalhadores e das empresas, a informalidade dificulta as ações de planejamento dos governos municipais, estaduais e federal para incluir os que sofrem com o problema em programas sociais, além de pressionar as contas públicas por causa dos impostos não arrecadados.
Informalidade prejudica trabalhador, governo e economia
Para o trabalhador, as consequências vão desde a perda de garantias da legislação trabalhista, como estabilidade, FGTS, férias remuneradas e outros benefícios até problemas para cumprir com compromissos por conta da ausência da renda garantida.
Há vantagens no trabalho informal, como a liberdade de elaborar o próprio horário, além de decidir o que laborar. Mas as desvantagens são a ausência de férias, décimo terceiro salário e demais verbas trabalhistas.
44 curiosidades que você vai gostar
Vantagens do trabalho informalautonomia;liberdade para criar, produzir;flexibilidade de horários, folga, férias, etc.;rendimentos rápidos e imediatos;menor burocracia;possibilidade de parar de produzir ou trocar a prestação de serviço sem aviso prévio;
A principal vantagem do trabalho informal é o fato de o mesmo ser uma forma que as pessoas têm de obter rendimentos. Ao mesmo tempo, a possibilidade de obter uma renda melhor e o fato de poder gerir o tempo são outros proveitos tirados desse tipo de trabalho.
“A recessão e o aumento do desemprego fazem com que cresçam os subempregos: trabalhos sem vínculo empregatício cujas principais características são a baixa produtividade e a má remuneração”, afirma Ruy Braga, pesquisador e professor na Universidade de São Paulo. Os dados comprovam essa realidade.
Esse tipo de atividade afeta diretamente o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, visto que muitas mercadorias são fabricadas e vendidas sem o pagamento de impostos. Se toda a economia informal se legalizasse, o PIB brasileiro poderia ter um aumento de cerca de 30%.
Como garantir a integridade do banco de dados?
Como reiniciar o celular Motorola?
Quanto de paracetamol posso tomar por dia?
Como fazer para a câmera não espelhar?
Quantos metros faz 1 litro de tinta?
Como saber o trajeto feito pelo celular?
O que significa ações motoras?
Quanto custa reverter vasectomia?
Qual a diferença entre Hélio e Apolo?
Quanto tempo demora para secar o chapisco?
Quais os efeitos da vitamina D?
Qual fica mais barato telhado embutido ou aparente?
Porque a urina fica escura com água sanitária?
Qual engorda mais o cuscuz ou a tapioca?
Quanto rende 300 reais no PagBank?
Como ver status mesmo bloqueado?
Quais os materiais mais usados?
O que colocar no objetivo do currículo para trabalhar em supermercado?