Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro.Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, mudando-se em 1919 para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna.
Mário Quintana faleceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 5 de maio de 1994, em consequência de insuficiência respiratória e cardíaca. O Hotel Majestic, onde Mário Quintana morou por 12 anos, foi transformado no centro cultural, “Casa de Cultura Mário Quintana”.
Seiscentos e Sessenta e Seis, conhecido também como O tempo, é dos mais famosos poemas de Mario Quintana. Ao longo dos versos o poeta expõe questões relacionadas com a transitoriedade do tempo.
Os 10 melhores poemas brasileiros de todos os temposA Máquina do Mundo. (Carlos Drummond de Andrade) ... Vou-me Embora pra Pasárgada. (Manuel Bandeira) ... Poema Sujo. (Ferreira Gullar) ... Soneto da Fidelidade. (Vinícius de Moraes) ... Via Láctea. (Olavo Bilac) ... O Cão Sem Plumas. (João Cabral de Melo Neto) ... Canção do Exílio. ... As Pombas.
A Epopeia de Gilgamesh é um antigo poema épico mesopotâmico, escrito pelos sumérios em algum momento em torno de 2000 a.C. Essa história narra os feitos de Gilgamesh, rei de Uruk, em sua procura pela imortalidade. Ela é considerada a obra de literatura mais antiga da humanidade.
30 curiosidades que você vai gostar
Mario não casou e nem teve filhos. Viveu grande parte de sua vida em quartos de hotéis. O lugar onde morou cerca de 15 anos em Porto Alegre, chamado “Hotel Majestic”, é atualmente um centro cultural chamado “Casa de Cultura Mario Quintana”.
Em 1926, seu conto A sétima personagem venceu o concurso de contos do jornal Diário de Notícias, em Porto Alegre. No entanto, A rua dos cata-ventos, seu primeiro livro, foi publicado quando o escritor já tinha mais de 30 anos.
A verdade é que Mario Quintana residiu no Hotel Majestic de 1968 a 1980, tendo deixado o local, sem sobressaltos, quando o prédio foi comprado para ser transformado em Casa de Cultura, como relata um dos amigos de Quintana, Armindo Trevisan: “Mario saiu de lá com tranquilidade.
Certa vez, um jornalista perguntou ao poeta: “Por que o senhor nunca se casou? ” Ele respondeu: “Sempre preferi deixar dezenas de mulheres esperançosas do que uma só desiludida. ” Só isso já valeria um post aqui no blog.
Para que serve a dignidade da pessoa humana?
Qual grupo o Krystian Wang está?
Como ocorre a ecdise dos artrópodes?
Como desinchar em algumas horas?
Como bloquear chip da Vivo pelo app?
Como faço para por a impressor online?
Quanto rende um lata de tinta?
Quanto custa um cachorro por mes?
Quanto custa um patrocinio no instagram?
Como saber se a rede é Bifasica ou trifásica?
O que é motivação em Direito Administrativo?
Quanto custa um ouvido biônico?
O que são salas de conversação?