Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes. Vale lembrar que a creatina é um nutriente e não um medicamento.
Quem pode e quem não pode consumir
A creatina geralmente é recomendada para indivíduos praticantes de atividades físicas de força de alta intensidade e curta duração. Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos nestes públicos.
A dedução é simples e até mesmo lógica: a creatina é convertida espontaneamente a creatinina, a qual é excretada pelos rins. O excesso de creatina obtida pela suplementação geraria uma sobrecarga renal ao ser excretada.
Todo paciente que possui algum grau de disfunção renal só deve consumir suplementos e vitaminas com supervisão médica ou de nutricionista capacitado.
A Creatinina (e não creatina) é um marcador de função renal, o mais utilizado, e é eliminada pelos rins. Quando os rins não conseguem filtrar o sangue de maneira correta, esses metabolitos voltam para a corrente sanguínea, e por isso a creatinina alta consegue ser um marcador de dano renal.
40 curiosidades que você vai gostar
Em relação à como tomar creatina, a ingestão recomendada é de 20 g/dia (durante cinco dias) e doses de manutenção (aproximadamente 3 g / dia). Testes laboratoriais de creatinina sérica e depuração da creatinina podem ser utilizados para monitorar a ocorrência de disfunção renal.
Cálculos renais: normalmente causados pelo uso excessivo de suplementos hidrossolúveis, como os minerais, especialmente o cálcio, fosfato e vitamina D. Intoxicações: muitas pessoas tomam exageradamente suplementos vitamínicos acreditando que o excesso será totalmente eliminado pelo organismo.
Os suplementos que ajudam na boa função e saúde dos rins apresentam diversas composições, vai depender do tipo de suplemento. Suplementos naturais que contém uma microalga chamada Chlorella é uma das composições. Essa alga apresenta proteínas e vitaminas, como vitamina E, C e complexo B.
“Para quem já teve ou tem cálculos renais, o uso desse suplemento pode agravar a saúde renal. Por isso, só deve ser utilizado com a devida orientação médica.