O que determina a Lei 10.436 2002 e qual sua principal importância para a comunidade surda?

Pergunta de Fernando Salvador Gomes Vicente em 01-06-2022
(32 votos)

3º Artigo da Lei10.436 Nessa parte da Lei10.436Lei de Libras é trazida uma questão de suma importância para as pessoas que apresentam surdez. Trata-se do atendimento quanto aos serviços de saúde, que devem ser oferecidos de forma adequada às necessidades típicas de alguém que é surdo.

Quais as principais contribuições da Lei nº 10 436 2002?

(Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002). A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos.


Qual a importância da Lei de Libras para a comunidade surda?

A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.

O que a Lei 10.436 02 regulamenta *?

DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005

Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Quais são os tópicos da Lei 10.436 02 *?

Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Líbras e dá outras providências. Ver tópico (2329 documentos) Brasília, 24 de abril de 2002; 181o da Independência e 114o da República. sidência da República poderá designar representantes de outros órgãos da Administração Pública Federal para compor o Grupo de Trabalho.

Entendendo a lei 10.436, de 24 de abril de 2002- Lei de Libras.


19 curiosidades que você vai gostar

O que regulamenta a Lei 12319?

Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Qual a importância da Libras para inclusão escolar do surdo?

Fica claro que, a língua brasileira de sinais LIBRAS, é a principal ferramenta para que haja a inclusão com responsabilidade e comprometimento, com o intérprete e outras ações educacionais necessárias para práticas inclusivas, não apenas no ambiente escolar, em todos os lugares onde há presença de surdos.

Qual a importância da comunidade surda para as pessoas surdas?

Qual a importância da cultura surda? É justamente dentro da cultura surda que as pessoas se reconhecem e podem exercer uma melhor comunicação e interação com os demais indivíduos. Além disso, por usar principalmente a Libras, as pessoas surdas se expressam com mais facilidade e sem preconceitos dentro desses grupos.

Qual a importância da Libras na educação de surdo no contexto escolar?

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um instrumento eficaz na facilitação da comunicação e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem. Conhecer esta língua é fundamental para atender com responsabilidade às reais necessidades deste público e favorecer sua inclusão no âmbito escolar.

Quais são as contribuições da Lei nº 10.436 2002 no contexto social e educacional das pessoas surdas?

3º Artigo da Lei nº 10.436

Nessa parte da Lei nº 10.436 – Lei de Libras é trazida uma questão de suma importância para as pessoas que apresentam surdez. Trata-se do atendimento quanto aos serviços de saúde, que devem ser oferecidos de forma adequada às necessidades típicas de alguém que é surdo.

Quais as contribuições que a língua de sinais brasileira oferece na escola inclusiva ou escola para todos?

A presença de um intérprete de língua de sinais em sala de aula pode minimizar alguns aspectos deste problema, em geral, favorecendo uma melhor aprendizagem de conteúdos acadêmicos pelo aluno, que teria ao menos acesso (se conhecesse a língua de sinais, ou pudesse adquiri-la) aos conteúdos trabalhados.

Quais foram os benefícios que trouxe a legislação para as comunidades surdas brasileiras?

Há avanços consideráveis na legislação brasileira. - garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva; - garantia do direito à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Note que, dos tópicos acima, os dois últimos são essenciais para a efetividade.

Qual a importância da Libras no contexto escolar e como desenvolver estes alunos?

Através da libras, o indivíduo pode garantir a preservação de sua identidade, bem como a valorização e reconhecimento da sua cultura. Vale ressaltar, que a utilização de alguns sinais pode variar dependendo da região.

Qual a importância do ensino de Libras na escolas?

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.

O que o aluno surdo consegue de benefícios com a Libras na escola?

Além disso, um estudo recente mostra que os Surdos sinalizados aprendem a ler e escrever melhor quando são ensinados, utilizando metodologia de ensino da língua falada como segunda língua, da mesma forma que temos o ensino para estrangeiros.

O que se entende por comunidade surda?

Comunidade surda: composta por surdos e por ouvintes militantes da causa, como professores, familiares, intérpretes, amigos, entre outros.

Qual a importância dos movimentos dos surdos?

Foi ao longo dos anos 1990 que o movimento surdo convergiu no sentido de promover uma campanha para a oficialização dessa forma de comunicação sinalizada, tendo por objetivo buscar, por força da lei, o reconhecimento social e jurídico que lhe havia sido historicamente negado (SOUZA, 1998; BRITO, 2013).

Qual a importância da formação da identidade surda para o processo de aprendizagem de um indivíduo surdo?

Entender que os surdos possuem sua própria historicidade é fazer conhecida sua cultura, proporcionando assim, o fortalecimento de sua identidade politicamente quanto cidadão. Vale lembrar que todo cidadão tem o direito a ser educado em sua própria língua, o acesso a Libras assegura as relações afetivas e sociais.

Qual a importância da Língua de Sinais no processo de escolarização do sujeito surdo?

Através da língua de sinais propicia-se o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando assim o processo de aprendizagem, servindo de apoio para a leitura e compreensão do mundo.

Como é a inclusão de surdos na educação escolar e na sociedade?

A inclusão dos estudantes surdos é recente nas escolas, causando ainda muita dificuldade no âmbito escolar e para o próprio professor que muitas vezes não tem habilidade na língua dos sinais “Libras” aprendendo dentro de sala de aulas com os colegas dos estudantes surdos que também se comunicam com dificuldade com os ...

Como se dá a inclusão do surdo nas escolas no Brasil?

Em 2010 foi regulamentada a profissão de intérprete, através da lei nº 12. 319/10, essa lei vem propiciar a inclusão do surdo, não apenas no âmbito escolar, sobretudo âmbito social, estabelecendo o perfil desse profissional que se tornou o principal apoio da relação do professor e o aluno surdo.

O que regulamenta a Lei 12319 de 1 do nove de 2010?

LEI Nº 12.319, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010.

Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.

O que regulamenta a Lei 12319 de primeiro do nove de 2010?

Ementa: REGULAMENTA A PROFISSÃO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS.

Qual decreto regulamentou a Lei da Libras?

O dia nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado neste sábado (24), marca os 19 anos da Lei nº 10.436/2002 que reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos.

O que é Libras e qual a sua importância?

A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Em 2002, foi reconhecida pela Lei de nº 10.436 como como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto nº 5.626/2005.



Outras questões

Como escrever censura ou sensura?

Como escreve cinco décimos?

Como escrever correto conseguiu?

Quem são os chucrutes?

Vai cair ou vai cai?

E clareza ou Claresa?

Qual é o pronome da palavra consigo?

O que é escassez significado?

Como se escrever chegasse?

Como se aplica o sensor FreeStyle Libre?

O que determina a consistência de uma equipe?

O que compensa mais chá de bebê ou chá de fraldas?

Como se escreve Caio de cair?

Como se referir ao tempo em inglês?

O que é confundindo?

Como se escreve coautor no novo acordo ortográfico?

Como tirar vibração das teclas Android?

Como desinstalar atualização do Play Store?

Como tirar toda sujeira da língua?

Por que a vitamina de abacate fica amarga?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com