A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. Gonçalves Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães, renomados escritores do século XIX.
A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.
Há grande enaltecimento do país nas obras românticas da primeira geração. Autores que marcam essa fase são Gonçalves Dias e José de Alencar. As principais características dessa geração são o nacionalismo, o indianismo, a busca pela liberdade, o sentimentalismo e as abordagens religiosas.
37 curiosidades que você vai gostar
A Segunda Geração Romântica tem como principais características:Profundo subjetivismo.Sentimentalismo exacerbado.Pessimismo e melancolia.Egocentrismo e individualismo.Fuga da realidade.Escapismo.Saudosismo.
A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. Imagem da primeira publicação da obra Os sofrimentos do jovem Werther , obra de Goethe. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.
A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).
A primeira geração do Romantismo no Brasil é também conhecida como indianista ou nacionalista, em razão da valorização do índio e da pátria.
A segunda geração do Romantismo no Brasil é conhecida como Ultrarromantismo e é caracterizada por uma volta ao mundo interior e por uma temática pessimista.
Por tais influências, essa geração é também conhecida como condoreira ou hugoana.
Ruptura com a 1ª e a 2ª fase modernista, experimentação estética e a busca por uma nova expressão literária foram as principais características da terceira geração modernista. A terceira geração modernista, também conhecida como Geração de 1945, desenvolveu temáticas e estéticas diversas às gerações anteriores.
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
O nacionalismo romântico (também chamado de nacionalismo orgânico ou nacionalismo da identidade) é uma forma de nacionalismo na qual o Estado deriva sua legitimidade política como consequência orgânica da unidade dos indivíduos que este governa.
Mas, na terceira fase do movimento romântico, o Brasil já se encontra em outro contexto social e histórico. ... Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira.
O nacionalismo romântico inspirou os processos pelos quais os épicos folclóricos, as lendas recontadas e até os contos de fadas, publicados em dialetos existentes, eram combinados com uma sintaxe moderna para criar uma versão “revivida” de uma linguagem.
Modernismo - Primeira fase literária
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
Características da 1ª fase do Modernismo
Poesia sem rima e sem métrica. Ironias e linguagem informal. Humor e erros gramaticais. Assim eram as características marcantes da 1ª fase modernista.
O sofrimento, a dor existencial, a angústia e o amor sensual e idealizado foram os principais temas da literatura produzida durante a segunda fase do Romantismo. A publicação do livro Poesias, de Álvares de Azevedo, em 1853, foi considerada o marco inicial da poesia de inspiração gótica.
Características do Romantismo no Brasil: contexto
Inicialmente, o Romantismo brasileiro se caracterizou pela sua busca pela identidade nacional e resgate da cultura e do folclore. Nesse período, houve destaque para temas como o índio, regionalismos, exaltação da natureza e realidade social do país.
Alguns computadores dessa geração foram: IBM 1620. IBM 7094. CDC 1604.
As principais características dessa fase foram:Influência do realismo e romantismo;Nacionalismo, universalismo e regionalismo;Realidade social, cultural e econômica;Valorização da cultura brasileira;Influência da psicanálise de Freud;Temática cotidiana e linguagem coloquial;Uso de versos livres e brancos.
As principais características da terceira geração modernista são:Academicismo;Passadismo e retorno ao passado;Oposição à liberdade formal;Experimentações artísticas (ficção experimental);Realismo fantástico (contos fantásticos);Retorno à forma poética (valorização da métrica e da rima);
O que significa Dívida Ativa ajuizada na Receita Federal?
Quantos segundos estão contidos em 1 mês 30 dias?
Quanto custa o serviço de SMS do BB?
Qual a primeira nota do piano?
Porque o sol está nascendo mais cedo?
Como ver as fotos do Google fotos de outra pessoa?
Qual é a melhor tinta impermeabilizante?
Qual tipo de madeira e melhor MDP ou MDF?
É normal sentir frio na cabeça?
Como o criticismo kantiano entende a relação experiência e razão no conhecimento?
Onde é localizada a dor nos rins?
Qual a cola usada para colar tela de celular?
Quais são as espécies de concurso de crimes?