Vender, fornecer, ministrar ou entregar cigarro para criança ou adolescente constitui crime tipificado no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No Brasil, desde 1990 o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990) proíbe vender ou entregar à criança ou ao adolescente produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, como é o caso dos produtos derivados de tabaco.
A venda de cigarros para menores de 18 anos é proibida, mas, na prática, a lei não impede que esses adolescentes comprem cigarros - e até com facilidade, em padarias, botequins, bancas de jornais. No comércio, não existem barreiras para evitar que os brasileiros se tornem fumantes desde cedo.
"Beber e fumar na adolescência, mesmo em níveis inferiores àqueles informados em estudos com adultos, está associado a enrijecimento arterial e à progressão da arterioesclerose", diz o autor principal do estudo, John Deanfield, do Instituto de Ciência Cardiovascular da Universidade College London.
Estudos mostram que os jovens são mais propensos do que os adultos a usar cigarros eletrônicos e podem ser duas vezes mais propensos a avançar para cigarros convencionais do que aqueles que nunca usaram esses dispositivos.
29 curiosidades que você vai gostar
De acordo com a Dra. Enilza da Silva Gonçalves da Costa, no Brasil não existe lei que proíbe o namoro entre pessoas de idades diferentes, mas temos uma lei que limita a idade para o consentimento do ato sexual em geral, que é de 14 anos, conforme o novo artigo 217-A do código penal, modificado pela lei nº 12.015/2009.
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária n.º 15 (17 de janeiro de 2003) Proíbe a venda de produtos derivados do tabaco na Internet. Lei n.º 10.702 (14 de julho de 2003) Altera a Lei n.º 9.294/96, proibindo a venda em órgãos ou entidades da Administração Pública.
Crime de fornecimento de bebida alcoólica a menor de 18 anos (ECA, art. 243). Substituição da pena privativa de liberdade por duas restritivas de direitos. Pretensão de conversão da pena corporal em uma pena substitutiva e multa.
1. Atribuição. Ouvir queixas e reclamações sobre situações que ameacem ou violem os direitos de crianças e adolescentes. Acompanhar a situação do atendimento às crianças e adolescentes na sua área de atuação é identificar possíveis ameaças ou violações de direitos.
Como foi feito o filme dos macacos?
Como foi o primeiro mapa do Brasil?
Como foi o batismo de Jesus Cristo?
O que existe no nosso planeta?
Tem como reinstalar o Windows Update?
Como mexer na carteira de trabalho digital?
Quem fez a roupa do Homem-Aranha?
Como foi criado o Mortal Kombat?
Por que o homem começou a nadar?
Como se marca o tempo no relógio de sol?
Quanto ganha advogado de sindicato?
Como a doença periodontal se desenvolve?
Quais os tipos de namorado que existe?
Como se desassociar de uma associação?
Quem pode ser sócio do Sesc-mg?
Por que a profissão docente se tornou majoritariamente feminina?