Qual é a diferença entre dispensa e inexigibilidade?

Pergunta de Daniel Frederico Leal Amorim Cardoso em 27-05-2022
(25 votos)

Veja quais são elas: dispensa de licitação: ocorre por conta de situações excepcionais pré-estabelecidas na Lei; inexigibilidade: ocorre quando é totalmente inviável a execução da competição — condições também mencionadas na Lei.

O que é uma inexigibilidade?

A inexigibilidade diz respeito às situações em que a competição, o princípio básico das licitações, não é viável. Geralmente, essa impossibilidade de competição ocorre pela exclusividade do objeto ou pela falta de empresas concorrentes.


Quanto à dispensa e inexigibilidade de licitação?

Diferença entre inexigibilidade e dispensa de licitação

A lógica é bem simples: enquanto na inexigibilidade o processo licitatório é inviável, na dispensa de licitação a lei desobriga o administrador de fazer o procedimento licitatório – mesmo quando a competição mostrar-se possível.

Qual a diferença entre licitação dispensada dispensável é inexigível?

Uma licitação será dispensada, isto é, pulará a etapa do procedimento licitatório, no caso de alienação de bens móveis e imóveis. ... Uma licitação será dispensável quando a Administração Pública tiver discricionariedade para tal, isto é, quando tiver a opção de escolher se fará ou não o procedimento licitatório.

O que é a dispensa de licitação?

A Dispensa de Licitação é uma forma legal de contratação pelo governo que dispensa o uso de licitação. ... A Dispensa de Licitação serve, e deve ser usada, para desburocratizar o processo licitatório, tornando a contratação mais rápida pois visa atender necessidades iminentes.

Qual a diferença entre dispensa e inexigibilidade de licitação? Lei 8.666/93


15 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre a dispensa de licitação?

Confira a seguir os principais motivos para dispensa de licitação: Situações de emergência: em casos de guerra, grave perturbação da ordem, calamidade pública, obras para evitar desabamentos, quebra de barreiras, fornecimento de energia, compra de material hospitalar, assistência social às vítimas de desastre, etc.

Como funciona a Lei de dispensa de licitação?

É dispensável a licitação: I – para contratação que envolva valores inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais), no caso de obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores; ... Além disso, acrescentamos o serviço de manutenção de veículos à possibilidade de dispensa.

Quais hipóteses a licitação poderá ser dispensada é inexigível?

A licitação é inexigível, considerando ser sabido, de pronto, a impossibilidade de disputa na licitação. De outro norte, a licitação dispensável ocorrerá naqueles casos em que a realização ou não do procedimento licitatório ficar sob a discricionariedade do administrador.

Qual a grande diferença entre a licitação dispensada constante no artigo 17 da Lei 8666 93 e A licitação dispensável do artigo em pauta?

17) e licitação dispensável (art. 24). Para eles, na licitação dispensada, a lei manda que haja ausência do processo licitatório; já na licitação dispensável, a lei permite que não faça licitação, mas se o administrador público preferir, ele pode realizar o procedimento licitatório.



Outras questões

Como usar top coat X&D?

Quanto tempo demora para sair o registro do CRN?

O que é o princípio da fundamentação das decisões judiciais?

Precisa de autorização para consultar Serasa?

Por que o carro esquenta por dentro?

Quem Adonis ama?

Qual a taxa de antecipação?

Quem paga o correspondente caixa?

O que é Biblioteca no celular?

Qual ator do SBT morreu hoje?

Qual o prazo de carência?

Como tirar o lag do Warzone PS4?

Como é feito o exame de citologia?

Qual o eixo do plano sagital?

Qual chá é bom para pâncreas?

Qual é o clima da Patagônia?

Qual seria o consumo mensal de energia elétrica kWh de um chuveiro?

Qual o valor do queijo prato?

Qual o pronome relativo mais empregado?

Como funciona a mente de um solitário?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com