Formas de contaminação em cosméticos: Ambiente de fabricação: portas de entrada de microrganismos através do ar, água, vetores como inseto e animais, embalagens e equipamentos. Matéria-prima: matéria-prima contaminada, modo de produção inadequado e capacidade de propiciar o crescimento.
As fontes de contaminação microbiana podem ser agrupadas em fontes diretas, tais como matérias-primas, água, materiais de embalagem; e indiretas, como os equipamentos, ambiente e operadores. A qualidade microbiana do produto final pode depender amplamente da qualidade das matérias-primas (fármacos e excipientes).
Características tais como alta atividade de água, pH próximo a neutralidade e presença de excipientes que possam ser utilizados como fontes de nutriente favorecem o crescimento microbiano em produtos farmacêuticos.
Microrganismos patogênicos – Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp., Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus, sendo a maioria dos microrganismos patogênicos destruídos pela pasteurização.
Os microrganismos nocivos são as Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Coliformes totais e fecais, que não devem ser detectáveis.
17 curiosidades que você vai gostar
A legislação brasileira estabelece padrões de qualidade para produtos cosméticos e institui, entre outras normas, as Boas Práticas de Fabricação e a Análise Microbiológica em Cosméticos e a Resolução RDC nº 481/99, onde são estabelecidos os parâmetros para o controle microbiológico de produtos de higiene pessoal, ...
A análise microbiológica resulta do estudo de microrganismos, como bactérias, protozoários, vírus, fungos e tudo que compõe um organismo. Esse tipo de análise pode ser utilizado em alimentos e em água, com a finalidade de auxiliar na melhoria e na manutenção da qualidade desses produtos.
As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.
Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.
O que são as Boas Práticas de laboratório BPL?
Como mudar chip 3G para 5G Vivo?
Qual cera dói menos na virilha?
Quanto ganha um piloto de helicóptero da Marinha?
Como ficar forte como o Saitama ficou?
Quais os principais objetivos da Bioética?
Quem nasceu em 2016 é de qual geração?
Qual o limite de solubilidade do açúcar em água a 20oc?
Quem tem problema de tireoide pode tomar ômega 3?
Quais as principais causas de desaparecimento de pessoas?
Quais são as fases da despesa?
Como se dá a relação entre indivíduo e sociedade para Durkheim?
Como funciona código de barras boleto?