De acordo com o cartógrafo, o formato da capital foi projetado para lembrar uma borboleta. A confusão incomodava e tirava o sono do arquiteto Lucio Costa, jura Lassance: “O Lucio se irritava copiosamente quando falavam que o Plano tinha formato de avião”.
O projeto do urbanista Lúcio Costa ganhou forma de avião, necessária para o planejamento de suas ruas, avenidas, quadras e superquadras, em siglas que, em um primeiro momento, assustam os visitantes, mas que mostraram a facilidade de encontrar endereços através de letras e números.
A área que todos se referiam sempre ficava muito próxima a Minas Gerais e Goiás, na região centro-oeste do país. ... Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País.
O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.
Entre os objetivos básicos para a mudança da capital, destacavam-se: obedecer à Constituição de 1891, reafirmada pela de 1946; integrar o interior do país; gerar empregos; ocupar parte da mão-de-obra nordestina; e promover o desenvolvimento do interior do país, contribuindo para desafogar a Região Centro-Sul.
37 curiosidades que você vai gostar
Baseada em um plano cartesiano, onde todos os endereços da cidade se desenvolvem de acordo com a sua lógica matemática, o chamado "plano piloto” abriga as ruas (ou vias), avenidas (ou eixos), parques, setores comerciais e superquadras, que, por sua vez, conteriam ou edifícios (ou blocos).
Ele representa a cruz de Brasília, composta por quatro flechas divergentes que remetem aos quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. O símbolo também faz alusão ao cruzamento entre o Eixo Monumental e o Eixo Rodoviário.
Em 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como “Patriarca da Independência”, reforçou a proposta de levar a sede das decisões brasileiras para o interior do território e sugeriu pela primeira vez o nome “Brasília“.
Em 1956, com um terreno demarcado no interior de Goiás, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, encaminhou ao Congresso Nacional a “Mensagem de Anápolis”, que propunha o nome Brasília para a nova capital, entre outros assuntos ligados à construção da cidade.
Qual é o período mais crítico da gestação?
Que tipo de frutas o diabético pode comer?
Quantos mísseis foram contra Israel?
Quantos tipos de basalto existem?
Quanto tempo demora para cicatrizar piercing no tragus?
Quais são os componentes de um SGI?
Como aumentar o pH da piscina com barrilha?
Quanto tempo depois a empresa pode contratar o mesmo funcionário?
Quanto ganha um escritor de E-book?
O que é bom para inflamação na pele?
O que é herança quantitativa ou multifatorial?
Como expulsar gases acumulados?
Quais são os ativos intangíveis de uma empresa?
Como saber o que mais ocupa espaço no computador?