Segundo Bracht (2011), o esporte moderno tem como referencia uma atividade corporal de movimento competitiva, que surgiu na Europa no século XVIII e expandiu-se para o resto do mundo. Foi fundamentada em meados do Século XIX nas escolas da Inglaterra e pedagogicamente não restringia a competição (TUBINO, 1987).
Há quem diz que desde a era dos seres primitivos já ocorria à prática do esporte, quando para sobreviver precisavam lutar, correr, saltar, lançar objetos, praticar o arco e flecha, nadar, entre outras atividades as quais hoje possuem modalidades esportivas específicas. ...
As atividades esportivas ou recreativas nasceram na Antiguidade e sua história é dividida em três períodos. O primeiro deles é o Esporte Antigo, que vai até a primeira metade do século XIX. O Segundo momento é denominado Esporte Moderno, entre 18.
Talvez um dos primeiros defensores do esporte como inserção social no país tenha sido Rui Barbosa. É dele o parecer da Reforma do Ensino de 1882, sobre a importância da educação física e dos esportes na formação dos jovens do país. Em 1894 que surge a semente daquele que até hoje é o esporte do país.
Resposta: esporte praticado por pessoas com deficiência começou na Inglaterra, nos anos 40, como medida terapêutica, para dar mais qualidade de vida a militares que foram mutilados durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1960, foi realizada a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos de Verão em Roma, na Itália.
esporte nasceu a partir da necessidade do homem de se movimentar e seu fascínio pelo jogo, que segundo relatos pode anteceder até mesmo a cultura (PEREIRA, 1980). Para entender a essência do esporte, e necessário vinculá-lo ao jogo, onde o jogo é o elo entre a cultura e o esporte (TUBINO, 1993).
Talvez um dos primeiros defensores do esporte como inserção social no país tenha sido Rui Barbosa. É dele o parecer da Reforma do Ensino de 1882, sobre a importância da educação física e dos esportes na formação dos jovens do país. Em 1894 que surge a semente daquele que até hoje é o esporte do país.
O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.
Como qualquer outro elemento, o esporte enquanto fenômeno social vem se desenvolvendo gradativamente e pode-se observar que este possui um campo bastante abrangente visto que é um fenômeno universal. Neste sentido, o esporte “ [...] tornou-se expressão hegemônica no âmbito da cultura corporal de movimento”. (BRACHT, 1997b, p. 5).
Abordar a história como uma possibilidade de analisar e compreender o esporte moderno parece ser redundante visto que, como um fenômeno cultural com grande abrangência e visibilidade no cenário mundial, o esporte desde há muito tempo provoca diferentes rememorações sobre feitos humanos bastante específicos.
Em contrapartida percebe-se que o esporte possui um cunho social de extrema relevância e que o mesmo faz parte da cultura brasileira. Neste sentido Tubino (1999) nos lembra que o esporte é uma manifestação da cultura física, portanto está intrínseco à Educação Física.
Como plantar o Estolho do morango?
Tem como pintar tênis de camurça?
Como se chama o filhote de bode?
Como se chama Pega-Pega na região Norte?
O que significa Pobre de Rico?
Como se chama quem nasce em Porto Rico?
Como limpar a masseira de pão?
Como plantar ameixa roxa pelo caroço?
Como limpar o arquivo de log do SQL Server?
Como limpar a memória do meu Mac?
Como funciona o sistema de transporte em Curitiba?