O centro de ação da política de assistência social é a família, vista como elo integrador das ações e como foco de programas específicos. Todos os programas que visam à inserção e à reinserção familiar são prioritários na política de assistência social.
assistência social na condição de política pública, dever do Estado e direito da população. ... Segundo a Lei, a assistência tem por finalidade assegurar a prestação das necessidades básicas, com base nas quais as políticas públicas, com a participação da comunidade, definem os mínimos sociais, de natureza mais ampla.
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
O SUAS tem como eixos estruturantes: a matricialidade sociofamiliar; descentralização político-administrativa e territorialização, estabelecendo novas bases para a relação entre Estado e sociedade civil; financiamento; controle social com participação popular e normas definidas para informação o monitoramento e a ...
Conforme apresentamos no corpo do texto, a política de assistência social avançou muito em nosso país, principalmente a partir de seu reconhecimento enquanto política pública pela Constituição Federal de 1988.
O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
A Política Nacional de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, e visa seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à universalização dos direitos sociais (PNAS, 2004, p. 31).
Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
A Política Pública de Assistência Social se configura como política de proteção social. Éuma política pública não contributiva, dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar.
Esta lei criou uma nova matriz para a política de assistência social, inserindo-a no sistema do bem estar social brasileiro concebido como campo de Seguridade Social, configurando o triângulo juntamente com a saúde e a previdência social.
Com a promulgação da Constituição da República Federal de 1988, a assistência social passou a ser inscrita como política pública, na qualidade de um direito fundamental e social, porém, até hoje ainda é entendida por alguns, como sendo uma prática assistencialista de auxílio aos pobres e alijados do mercado de trabalho.
Outro marco importante foi a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações. A Loas determina que a assistência social seja organizada em um sistema descentralizado e participativo, composto pelo poder público e pela sociedade civil.
Qual foi a morte mais triste de One Piece?
Como fazer um homem do signo de Touro se apaixonar?
Quando usar o selador acrilico?
É normal a pupila ficar dilatada mais de 24 horas?
Para que serve o medicamento dacarbazina?
Como ocorre a sublimação da água?
O que colocar em cantos de parede?
Quanto tempo demora para o Detran emitir o CRLV Digital?
Qual são as evoluções do Mudkip?
Como calcular a porcentagem de um produto para vender?
Quais são os tipos de RNA que existem?
Como citar trecho de lei em texto?
Como saber qual é a geração do processador?
Que tipo de aglomerante e o cimento?
Quais os efeitos da sentença criminal na ação de responsabilidade civil?
Quanto fatura um escritório de contabilidade pequeno?