Como se constituem e se desenvolvem no Serviço Social brasileiro as primeiras interpretações sobre sua própria intervenção e sobre a realidade social? É, sobretudo com Iamamoto (1982) no início dos anos 80 que a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão.
Assim, a partir do Movimento de Reconceituação, segundo Netto (2001), é desenvolvida uma disputa entre projetos políticos que divergem no interior da profissão. Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.
A relação indissociável entre história/teoria/método é constitutiva dos Fundamentos do Serviço Social, os quais consistem numa matriz explicativa da realidade e da profissão, particular ao Serviço Social, (re) construída processualmente na sua trajetória histórica na realidade brasileira.
Realizam consultorias, assessorias, capacitações, treinamentos gerenciamento de recursos, favorecendo o acesso da população e usuários aos direitos sociais; e trabalhos em instituições públicas, privadas Organizações não Governamentais e juntos aos movimentos populares.
A dimensão teórico-metodológica consubstancia-se na interlocução entre história, teoria e método, requerendo, para tanto, conhecimento que apreenda a realidade em seu movimento dialético, no qual e por meio do qual se engendram como totalidade as relações sociais que configuram a sociedade.
A reconceituação foi um movimento de ruptura que permitiu ao assistente social se aproximar do significado aparente de sua atividade. ... O primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do serviço social apoiou-se na matriz modernizadora de orientação funcionalista.
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
Uma das vertentes que emergiu no movimento de reconceituação foi a vertente modernizadora, esta possui características funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas, as quais podem ser definidas como o estudo dos subsistemas da sociedade.
Os fundamentos teórico-metodológicos do serviço social podem ser explicados, a partir do olhar dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados pelo profissional, no exercício diário de sua função, no qual, com um posicionamento direcionado ao projeto ético-politico, este, diante das manifestações e expressões da ...
O "campo de confronto" na seguridade social no Brasil se concretiza no ambiente de três políticas sociais que lhe foram constitucionalmente subordinadas: previdência social, saúde e assistência social.
O que quer dizer Red Bull em português?
Como devem ser aplicados os recursos da CIDE Combustíveis?
Quais são os direitos e deveres do profissional de enfermagem?
Quais são os tipos de proporção?
O que deixa o cabelo alcalino?
Precisa de visto para fazer escala no México?
Qual a diferença entre polietileno e poliestireno?
Qual a importância da atividade física para os idosos?
Como achar um médico pelo nome RJ?
O que é um condomínio pro diviso?
Quais perguntas fazer em uma pesquisa de satisfação do cliente?
Quais são os riscos físicos, químicos e biológicos?
O que vender numa loja de material de construção?