Fazer caleiras de drenagem ou valas para ajudar no escoamento, evacuação e coleta das águas pluviais, domésticas e efluentes. Para evitar a erosão, plante relva nas margens do seu terreno por exemplo e revista o fundo com pedras.
Quais são as principais causas do problema? Os problemas de saneamento básico no Brasil envolvem questões culturais, como o desperdício de água e o descarte inapropriado dos resíduos nas redes de drenagem urbana. Outro fator são as crises hídricas que estão ocorrendo com mais frequência em virtude da falta de chuvas.
Quando o volume de escoamento superficial gerado ultrapassa a capacidade de escoamento dos cursos d'água que drenam as cidades, acorrem as inundações. Ou seja, os sistemas de drenagem urbana têm a função de prevenir possíveis inundações, principalmente nas áreas mais baixas das cidades sujeitas aos alagamentos.
O que é drenagem? Drenagem é a ação que tem por objetivo escoar a água que está acumulada em um terreno, deixando-o seco para receber uma construção. Ela também contribui para que a água da chuva seja drenada de forma adequada. A drenagem é realizada através de canais que, ligados entre si, formam a rede de drenagem.
Consequência da falta de saneamento básico: riscos à saúde da população. As doenças com maiores incidências devido a exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.
As consequências da falta de um sistema de drenagem eficiente ocasionam impactos sociais e ambientais como: doenças de veiculação hídrica, perdas de vida, prejuízos econômicos, poluição difusa, erosões, assoreamento de rios e canais dentre outros.
- redução de impactos da chuva ao meio ambiente, como erosões e poluição de rios e lagos; - redução da incidência de doenças de veiculação hídrica; - condições razoáveis de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas, por ocasião de chuvas frequentes e/ou intensas.
A drenagem urbana é o conjunto de medidas que tenham como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável.
O processo de drenagem começa primeiramente com a verificação da origem do excesso de água no local que será drenado e logo após esse procedimento é feito um levantamento topográfico do local para elaborar um projecto mais efectivo de escoamento da água.
Problemas de má drenagem do solo são frequentes em hortas, jardins e pomares. Para além de afectarem o crescimento e desenvolvimento das culturas, os solos alagados impedem o fornecimento de oxigénio tanto às raízes como aos microorganismos.
O melhor a se fazer é prevenir que isso aconteça realizando a manutenção periódica do sistema de drenagem, e em caso de problemas, resolver o quanto antes. Checar o bom funcionamento e estado do sistema de drenagem de terreno evita problemas maiores, como canos entupidos e estourados.
No caso de drenagem do solo excessiva, causada por solos com partículas grossas, de gravilha ou arenosos, deve tomar outro tipo de medidas. Um bom exemplo de medida é aumentar o nível de húmus no solo através da adição de composto por exemplo. Pode também optar pelo uso de palha (empalhamento) que vai conservar a humidade.
Quando um boleto pode ser protestado?
Como usar papel manteiga para não grudar?
O que não pode ser feito na Semana Santa?
Quais são as angústias dos jovens de hoje?
Qual é o nome da assistente da Motorola?
Qual foi a primeira igreja católica construída no Brasil?
Qual remédio pode dar para coelho com dor?
Como é dada a multa de rodízio?
Quais são os sintomas do tumor?
Quais são as versões do Jetta 2012?
Quais as tribos que formaram o Reino de Judá?
Onde pode atuar um pedagogo social?
Qual a carga horária do psicólogo no CRAS?
O que a Teoria da Evolução defende?
O que é uma extensão do navegador?
São competências específicas do Ensino Fundamental?