Fazer caleiras de drenagem ou valas para ajudar no escoamento, evacuação e coleta das águas pluviais, domésticas e efluentes. Para evitar a erosão, plante relva nas margens do seu terreno por exemplo e revista o fundo com pedras.
Quais são as principais causas do problema? Os problemas de saneamento básico no Brasil envolvem questões culturais, como o desperdício de água e o descarte inapropriado dos resíduos nas redes de drenagem urbana. Outro fator são as crises hídricas que estão ocorrendo com mais frequência em virtude da falta de chuvas.
Quando o volume de escoamento superficial gerado ultrapassa a capacidade de escoamento dos cursos d'água que drenam as cidades, acorrem as inundações. Ou seja, os sistemas de drenagem urbana têm a função de prevenir possíveis inundações, principalmente nas áreas mais baixas das cidades sujeitas aos alagamentos.
O que é drenagem? Drenagem é a ação que tem por objetivo escoar a água que está acumulada em um terreno, deixando-o seco para receber uma construção. Ela também contribui para que a água da chuva seja drenada de forma adequada. A drenagem é realizada através de canais que, ligados entre si, formam a rede de drenagem.
Consequência da falta de saneamento básico: riscos à saúde da população. As doenças com maiores incidências devido a exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.
As consequências da falta de um sistema de drenagem eficiente ocasionam impactos sociais e ambientais como: doenças de veiculação hídrica, perdas de vida, prejuízos econômicos, poluição difusa, erosões, assoreamento de rios e canais dentre outros.
- redução de impactos da chuva ao meio ambiente, como erosões e poluição de rios e lagos; - redução da incidência de doenças de veiculação hídrica; - condições razoáveis de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas, por ocasião de chuvas frequentes e/ou intensas.
A drenagem urbana é o conjunto de medidas que tenham como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável.
O processo de drenagem começa primeiramente com a verificação da origem do excesso de água no local que será drenado e logo após esse procedimento é feito um levantamento topográfico do local para elaborar um projecto mais efectivo de escoamento da água.
Problemas de má drenagem do solo são frequentes em hortas, jardins e pomares. Para além de afectarem o crescimento e desenvolvimento das culturas, os solos alagados impedem o fornecimento de oxigénio tanto às raízes como aos microorganismos.
O melhor a se fazer é prevenir que isso aconteça realizando a manutenção periódica do sistema de drenagem, e em caso de problemas, resolver o quanto antes. Checar o bom funcionamento e estado do sistema de drenagem de terreno evita problemas maiores, como canos entupidos e estourados.
No caso de drenagem do solo excessiva, causada por solos com partículas grossas, de gravilha ou arenosos, deve tomar outro tipo de medidas. Um bom exemplo de medida é aumentar o nível de húmus no solo através da adição de composto por exemplo. Pode também optar pelo uso de palha (empalhamento) que vai conservar a humidade.
Quando será a prova RM2 marinha 2021?
Qual o sentimento de ser mãe pela primeira vez?
Como pagar taxa de exame prático Detran SP?
Como devemos tratar a exposição do cliente idoso?
O que significa agir com a emoção?
Porque há esperança para a árvore que foi cortada?
Como parar de abrir links em nova guia no Google Chrome no celular?
Como identificar assinatura por procuração?
Como ir de ônibus de Campinas para Ilhabela?
Como parabenizar alguém pela sua profissão?