Veja aqui os passos para que sua aula seja efetivamente inclusiva:
Segundo o dicionário, integração significa incorporar um indivíduo ou grupo externo em uma comunidade. Ou seja, propor uma aula inclusiva é envolver todos os alunos em atividades conjuntas, promovendo o respeito e a tolerância.
Oito atitudes essenciais para a Educação Inclusiva
Com isso, seguem 5 dicas para trabalhar a colaboração em sala de aula:
O acesso à escola não só promove o desenvolvimento pessoal, mas também é uma ferramenta social importante para os relacionamentos interpessoais, uma vez que o ambiente escolar é um dos principais espaços nos quais as crianças têm a oportunidade de lidar e construir laços com pessoas de fora das suas famílias.
Sim, pois grupos pequenos (com ou sem alunos de inclusão) favorecem a aprendizagem. Em classes numerosas, os professores encontram mais dificuldade para flexibilizar as atividades e perceber as necessidades e habilidades de cada um. 3. Quantos alunos com deficiência podem ser colocados na mesma sala?
"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.
Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.
O que é uma escola inclusiva? Atendendo às leis nacionais e políticas de educação, a escola deve ser um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva. Ou seja, deve matricular todos os alunos, sem distinções, e oferecer condições estruturais e didático-pedagógicas para todos.
Dessa forma, a escola forma participantes justos e solidários em sua própria comunidade. Ao conhecer os fatos e compreender a pluralidade que os cercam, os alunos tendem a se sentirem responsáveis pela transformação do seu ambiente e de sua história. A base para lidar com a diversidade em sala de aula é apresentar e esclarecer os seguintes termos:
Trabalhar a educação especial em sala de aula, significa que toda a equipe da instituição de ensino, deve estar atenta àquele aluno em especial, e sempre que houver algum problema, todos possam sentar e discutir qual a melhor alternativa para lidar com aquela situação.
Mas e o professor? Como ele precisa trabalhar a educação especial em sala de aula sem prejudicar os diferentes tipos de alunos?
Assim, é possível promover a inclusão do aluno com deficiência em sua turma. Você também pode convidar alguns colegas de classe que estejam mais predispostos a ajudarem o aluno com deficiência nas suas dificuldades para fazê-lo. Isso facilita o processo de acolhimento, tornando seus colegas mais sensíveis e solidários.
Como colocar o tempo do Candle no profit?
Como é feito o filme da anaconda?
Qual foi o reajuste dos planos de saúde em 2020?
Para que o bulldog foi criado?
Como jogar o Flight Simulator no Google?
Quanto ganha um vendedor de seguros Bradesco?
Como Eratóstenes descobriu o raio da Terra?
Pode receber auxílio doença e salário?
Como foi a colonização da América do Sul?
Quando surgiu a sociedade grega?
Como que é a nota de dinheiro da China?
O que é tópico frasal exemplo?
Quando vale a pena fazer seguro de celular?
Qual é a teoria de Darwin e Wallace?
Como funciona o reaproveitamento do Detran?
Qual foi o primeiro estado brasileiro a ser criado?