5 maneiras de vencer o medo de falar em público
Glossofobia (do grego: glōssa (γλῶσσα), "língua" + fobos (φόβος), "medo" ou "temor") é o medo de falar em público. Muitas pessoas apenas possuem esta fobia, enquanto outras podem também possuir sociofobia. O medo de palco pode ser um sintoma de glossofobia.
Sintomas Físicos
O medo de falar em público pode ter várias razões e origens, mas, em grande parte das vezes, está relacionado à falta de informação, prática e preparo. Para entender por que isso é assim, é importante nos atentarmos para o fato de que falar em público é uma competência, uma habilidade.
Você tem medo de falar em público? Se sim, acredite: você não está sozinho. Este é um dos problemas que mais afetam profissionais e estudantes no decorrer de sua carreira.
Algumas só em pensar que têm que falar em público apresentam desconforto geral. Já outras, têm sensações de náusea, ou pânico. Além de boca seca, alteração no padrão da voz, tremores nas pernas e mãos, vermelhidão no rosto, insegurança, angústia, dor de estômago, rigidez muscular geralmente concentrada nos músculos das costas e pescoço.
Outra forma terapêutica que pode mediar o falar em público e com o público se aprimorar com um curso de oratória de alimentar o intelecto. Desta forma de ajudando a focar em dinâmicas, estratégias comportamentais e criar uma atmosfera de segurança, possibilitando uma apresentação tranquila com postura adequada.
Falar em público é uma habilidade fundamental para aumentar o networking, ser visto como uma autoridade em determinado assunto e negociar. Isso porque a familiaridade com apresentações torna mais fáceis outros tipos de interação humana, como conhecer novas pessoas e se colocar no lugar delas, desenvolvendo uma visão empática do mundo .