Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes.
Glicídios, ou carboidratos, são moléculas orgânicas com estrutura formada por átomos de hidrogênio e oxigênio e, eventualmente, de outros elementos, como nitrogênio. De origem predominantemente vegetal, além de exercerem função energética, podem desempenhar papel estrutural.
Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos. Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos.
Classificação e Estrutura O grupo dos carboidratos é dividido em três categorias, são elas: Monossacarídeos, Dissacarídeos, Polissacarídeos. Assim, os monossacarídeos e os dissacarídeos são chamados de carboidratos simples (cadeias simples) e os polissacarídeos de carbonos compostos (cadeias compostas).
Outra nomenclatura correta de todos os carboidratos é glicídios. Outros compostos que são carboidratos são a frutose, a lactose, a celulose e o glicogênio. O amido, o glicogênio e a celulose são polissacarídeos, ou seja, são a união de vários monossacarídeos, moléculas de carboidrato.
Chamados também de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, essas substâncias são encontradas geralmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão, e apresentam em sua composição o carbono, hidrogênio e oxigênio.
Função dos glicídios fornecer energia para muitos tipos de seres vivos por meio da alimentação; são os compostos dos quais são feitos muitos membros e órgãos de animais.
Os glicídios geram energia e participam da formação de partes dos corpos dos seres humanos. Os glicídios são biomoléculas orgânicas formadas hidrogênio, oxigênio e carbono. Nos seres vivos, possuem duas importantes funções: gerar energia e atuar na formação de partes dos corpos dos seres vivos.
Definição de carboidratos Os carboidratos, também chamados de açúcares, são uma fonte essencial de energia para o organismo. Eles são ingeridos pela alimentação, têm sua estrutura destruída pelas enzimas digestivas e são absorvidos no intestino.
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido. Celulose e amido são dois importantes polissacarídeos.
Vale lembrar que as melhores fontes de carboidratos complexos são cereais integrais, legumes, frutas e feijão, já as fontes de insalubres, de carboidratos simples incluem pão branco, doces, refrigerantes e outros alimentos altamente processados ou refinados. Por isso a qualidade dos carboidratos que você ingere é mais importante que a ...
Os carboidratos mais fáceis de serem digeridos são os carboidratos simples, enquanto os de digestão mais lenta são conhecidos como carboidratos complexos.
Como limpar o cano da pia com bicarbonato?
Como fortalecer os dedos dos pés?
Qual o melhor remédio natural para memória e concentração?
O que fazer quando Samsung não liga?
Como colar tecido na poltrona?
Como foi decidido quem começaria o jogo dos pontinhos?
Como foram criados os ângulos?
Qual é a origem da comida japonesa?
O que é bom pra poder tirar Maresia de alumínio?
Quais são os 3 tipos de relevo que podemos encontrar no Japão?
Porque a Catedral de Maringá foi construída?
Porque o Piauí foi colonizado pelo interior?
Como é calculado o tempo de viagem no Google Maps?
Quando foi criada a lei contra o racismo?
Como age o Pantogar no organismo?