Escolhe alguém para começar. Cada jogador vai ter que unir dois pontos. Esses pontos precisam que ser vizinhos e só pode ligar na horizontal ou na vertical. Quando você consegue unir os quatro lados e fechar um quadrado você ganha um ponto.
A atividade denominada “jogo do pontinho” foi desenvolvida numa turma de 2º ano do Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação “Juvenal Miller”, na cidade do Rio Grande, pelos licenciandos de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e a professora supervisora da referida escola.
Cada criança, na sua vez de jogar, tem que ligar um pontinho ao outro, formando um lado de um quadrado pequeno. Quando a pessoa conseguir formar um quadradinho ligando os pontos, ela coloca a primeira letra do seu nome ali dentro. Ganha o jogo quem tiver o maior número de quadrados com sua letra no final.
Silvio Santos
Silvio Santos deu espaço para que Patrícia Abravanel, Alexandre Porpetone (o Cabrito Tevez), Helen Ganzarolli, Lívia Andrade, Flor e Carlinhos Aguiar usassem e abusassem da palavra, fazendo do jogo quase uma “novelinha” semanal.
O Jogo do Pontinho tem quatro participantes, que usam uma folha para jogar. Área de Jogo - Folha contendo 7x7 pontos que podem ser ligados entre si. Objetivo - Formar quadrados nesta folha ligando os pontos adjacentes com um traço, até que não existam mais pontos a serem ligados.
CONTAGEM A contagem de pontos é a seguinte: o jogador que bater não perde pontos; os demais perdem a soma das cartas de sua mão, ou seja: Curinga - 20 pontos Ases - 15 pontos cada Figuras (Reis, Damas, Valetes) - 10 pontos cada 10, 9, 8, 7, 6, 5, 5, 4, 3, 2 - o valor da carta.
O Jogo do Pontinho tem quatro participantes, que usam uma folha para jogar. Área de Jogo - Folha contendo 7x7 pontos que podem ser ligados entre si. Objetivo - Formar quadrados nesta folha ligando os pontos adjacentes com um traço, até que não existam mais pontos a serem ligados.
CONTAGEM A contagem de pontos é a seguinte: o jogador que bater não perde pontos; os demais perdem a soma das cartas de sua mão, ou seja: Curinga - 20 pontos Ases - 15 pontos cada Figuras (Reis, Damas, Valetes) - 10 pontos cada 10, 9, 8, 7, 6, 5, 5, 4, 3, 2 - o valor da carta.
Em cada grelha o jogador coloca os seus navios e regista os tiros do oponente. Antes do início do jogo, cada jogador coloca os seus navios nos quadros, alinhados horizontalmente ou verticalmente. O número de navios permitidos é igual para ambos jogadores e os navios não podem se sobrepor.
1889
Timbiriche, também conhecido por pontinhos, (em inglês, Dots and Boxes, Boxes, Squares, Paddocks, Square-it, Dots and Dashes, Dots, Smart Dots, Dot Boxing, ou Dot Game) é um jogo de lápis e papel jogado por duas pessoas, e publicado inicialmente em 1889 por Édouard Lucas.
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