Os ruminantes consomem ácidos graxos, principalmente como galactoli- pídeos e triglicerídeos, que, em seguida, são extensamente hidrolisados por enzimas lipolíticas que liberam os ácidos graxos. ... Esse é o motivo pelo qual a gordura da carne do ruminante é mais saturada do que a do monogástrico (Figura 5.1).
Uma ração balanceada a quantidade do alimento capaz de prover, para um animal, os diversos nutrientes, numa proporção compatível com determinado nível de produção diária....
Peso (kg) | ganho diário (kg) | NDT (Kg) |
---|---|---|
250 | 0,9 | 4,5 |
300 | 0,9 | 5,4 |
Em rações de frangos de corte a relação cálcio e fósforo, deve ser 2:1, ou seja, duas partes de cálcio para uma parte de fósforo, já em aves de postura esta relação chega a 6-8: 1.
Matéria seca (MS) é a porção que sobra de qualquer alimento após a retirada de toda a sua umidade. Normalmente, representa-se a matéria seca em porcentagem e varia muito de alimento para alimento.
O Rúmen é uma câmara de fermentação estável (Temperatura, pressão osmótica, equilíbrio iônico) capaz de fornecer substratos à microbiota (nutrientes do alimento recém-ingeridos e água) e, ainda remover os subprodutos da fermentação (AGV, células microbianas, resíduos não digeridos).
Alimentos com nível de fibra igual ou superior a 18%. Proteico: com 20% ou mais de proteína bruta (PB) na matéria seca. Energético: com menos de 20% de proteína bruta (PB) na matéria seca. Exemplo: Formular ração concentrada com 18% PB (base MS) constituída por milho moído e farelo de algodão.
Considera-se que a principal fonte de cálcio para as rações de aves e suínos seja o calcário calcítico, sendo este caracterizado como um grupo de rochas que possuem em sua composição teores de carbonato superiores a 50% (MONIZ, 1983, p. 5).
A ração para bovinos pode ser feita com farelo e quirera de arroz, com 12% e 8% de proteína bruta respectivamente. Graças ao clima propício ao cultivo de grãos e volumosos, o Brasil é grande produtor de matéria-prima para formulação de ração para bovinos. Os principais volumosos produzidos no país são cana-de-açúcar, milho, sorgo e pastagem.
A proporção recomendada é 29% de xerém, 17% de farelo de arroz, 11% de ureia, 29% de sal e 14% de micronutrientes e fósforo. Para que o bovino não perca peso, ele deve consumir 250g da ração diariamente. Se não estiver acostumado com essa dieta, o animal deve passar por um período de adaptação. De que forma?
Na verdade, os bovinos necessitam de, pelo menos, 6% de proteína bruta para ganharem vigor. No período das águas, o pasto oferece cerca de 8% de proteína ao gado, o que não ocorre na estiagem (menos de 6% de proteína). Como no período da seca a pastagem está em declínio, o teor de proteína é baixo.
Segundo NRC (2000) a formulação da ração pode ser dividida em três etapas: estimativa das exigências nutricionais dos animais, cálculo dos nutrientes fornecidos pelos alimentos e modelagem do problema para a obtenção de uma ração que possa atender as exigências dos animais.
Como saber se a televisão é analógico ou digital?
Como saber quem viu meu status escondido no Facebook?
O que causa anemia nos bovinos?
Como saber se o TRIM está ativo?
Como limpar a placa de um controle remoto?
Quem são as pessoas que necessitam tomar Ritalina?
O que são os olhos de ressaca da Capitu?
Qual é a obrigação de um marido?
Como o neurônio transmite o impulso nervoso aos músculos?
Quais os principais avanços alcançados pelo movimento feminista?
Qual é o organismo que participa de todas as etapas do ciclo do nitrogênio?
O que aconteceu com Ramsés e Nefertari?
Como conectar o tablet no som do carro?
Qual Os benefícios do leite de magnésio?
Onde ocorre a degradação de aminoácidos?