Quando algum móvel desenvolve um movimento uniformemente variado, a sua velocidade aumentará ou diminuirá de forma constante, a cada segundo. Quando essa velocidade aumenta, dizemos que o seu movimento é acelerado; quando diminui, dizemos que seu movimento é retardado.
– Movimento progressivo: É aquele que ocorre no sentido da orientação positiva da trajetória. Assim, o deslocamento é positivo e a velocidade também. Movimento retrógado: É aquele que ocorre no sentido da orientação negativa da trajetória. Assim, o deslocamento é negativo e a velocidade também.
Movimento retilíneo uniformemente variado Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de movimento retilíneo uniformemente acelerado. Caso a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento pode ser chamado de movimento retilíneo uniformemente retardado.
Existem ainda dois outros tipos de movimento: o movimento retilíneo uniforme, quando ele se desloca uniformemente em linha reta, e o movimento retilíneo uniformemente variado, quando a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo. ...
A grande diferença entre o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV) é que: MU: A velocidade do corpo se mantém constante durante todo o movimento. MUV: A velocidade do corpo varia uniformemente durante o movimento.
O movimento de um móvel será classificado como progressivo se a sua velocidade estiver no mesmo sentido do crescimento dos valores das posições. Nesse caso, a velocidade será considerada um número maior que zero (v > 0).
No âmbito da cinemática, que é vista no Ensino Médio, estuda-se os seguintes tipos de movimento:
1.2. Classificação da capacidade velocidade
Nesse caso, estudaremos dois tipos de movimento retilíneos, sendo eles: retilíneo uniforme e retilíneo uniformemente variado. O primeiro deles, o movimento retilíneo uniforme, ou MRU, consiste em um movimento em trajetória reta que não varia a velocidade do corpo – modulo, direção ou sentido.
Movimento retilíneo pode ser conceituado como um movimento de um móvel em relação a um referencial, descrito ao longo de uma trajetória retilínea (reta). Sendo assim consideramos o movimento retilíneo tanto como um descolamento horizontal (movimento de um carro) ou também na vertical, como o lançamento de um moeda.
Confira um exemplo de gráfico da posição em função do tempo para o movimento uniforme progressivo: Na figura abaixo, temos um gráfico que representa a posição em função do tempo para um móvel que executa um movimento uniforme e regressivo (ou retrógrado).
Imagine a seguinte situação: um veículo que se move em movimento uniforme, com velocidade de 20 km/h, terá se deslocado de sua posição inicial em 10 km, em um intervalo de tempo de 0,5 h (30 minutos). Em 1h, esse mesmo veículo terá se distanciado de sua posição inicial em 20 km.
Podemos encontrar a posição de um corpo que apresenta movimento uniforme, através da sua equação horária. Esta equação indica a posição do corpo em função do tempo. Assim: No movimento uniforme a velocidade média terá o mesmo valor da velocidade em cada instante (velocidade instantânea), pois seu valor é sempre igual.
Para definirmos corretamente o movimento de um corpo, é necessário escolher um referencial. Na Física, entendemos que referencial é a posição em que o observador se encontra. A figura abaixo mostra alguns veículos que se movem em diferentes sentidos ao longo da direção horizontal.
Quem fez parte da Jovem Guarda?
Quais são os direitos de quem tem artrite reumatoide?
Qual o nome do Golfo do México?
Como gerenciar uma academia de ginástica?
Como montar um roteiro de apresentação de trabalho?
O que é uma transferência online?
O que é o crime de descaminho?
Como atualizar um boleto vencido?
O que significa uma espada com asas?
Qual a origem dos nomes de Deus?
Qual profissional faz clareamento íntimo?
O que pode ser terceirizado no serviço público?