O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia.
Praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores. Aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
“O esporte faz bem para qualquer pessoa, independentemente de ela ser deficiente. ... Elas precisam entender que, fazendo esportes, vão ter benefícios, como a melhoria do sistema imunológico, cardiovascular, aquisição de força e alguns aspectos psicológicos como autoconfiança e motivação.
O esporte adaptado, ou seja, a prática de uma atividade esportiva adaptada para pessoas com deficiência ‒ por exemplo, basquete em cadeira de rodas ‒, mostrou-se um eficiente instrumento de reabilitação e promoção de saúde desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados voltavam para seus lares com mutilações ...
Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. ... Já o termo esporte Paralímpico designa as modalidades adaptadas que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.
Melhora da auto-estima, aumenta a integração social, redução da agressividade, estímulo à independência e autonomia, experiência com as possibilidades, potencialidades e limitações, vivência de situações de sucesso e de frustração, motivação para atividades futuras, desenvolvimento da capacidade de resolução de ...
Que praticar esportes é fundamental para a saúde, todo mundo sabe. Para pessoas com deficiência, a prática é ainda mais importante. As diversas modalidades melhoram a condição cardiovascular de quem as pratica, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.
Segundo a psicóloga e diretora do !link Censa Betim http://www.censabetim.com.br/, Natália Costa, são inúmeros os benefícios da prática esportiva para a pessoa com deficiência intelectual. "Podemos destacar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sensoriais, além da melhora do equilíbrio e da função cardiovascular.
Com certeza, qualquer esporte vai garantir uma melhoria em vários aspectos na vida de uma pessoa. Quando as pessoas pensam em esporte, imaginam na mudança física, entretanto, o esporte ajuda em características essenciais para uma formação sólida do cidadão, aspectos como responsabilidade, trabalho em equipe e altruísmo.”
Os profissionais da área esportiva podem transformar a vida das pessoas de uma forma surpreendente. Além de serem responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento de atletas de ponta, eles também podem ajudar pessoas comuns através de projetos sociais que podem levar mais oportunidades aos jovens brasileiros, por exemplo.
Como produzir lúpulo no Brasil?
Como conseguir uma Cópia do Perdcomp?
Como foi a infância de Larissa Manoela?
Por que ocorre o fenômeno de membro fantasma?
Como reconhecer firma de uma pessoa não alfabetizada?
Como funciona uma doença Auto-imune?
Como formar plural em italiano?
Como ocorre a drenagem endorreica E a Exorreica?
Como fazer a cor de tinta verde fluorescente?
Como ocorre a dor na urolitíase?
Como ocorre o processo da ebulição?
Como tirar o extrato de consignação Sigepe?
Quais são os tipos de segurados da Previdência Social?
O que define o ponto de ebulição de uma substância?
O que é calcificação patológica?
Como manter um cronograma de estudos durante o isolamento social?