A drenagem do tipo exorreica ocorre quando um rio nasce no interior do continente e segue até desaguar no mar. A drenagem do tipo endorreica ocorre quando um rio não desagua no mar, mas em outro rio ou lado, no interior do continente.
ENDORRÉICA => Quando as drenagens são internas e não possuem escoamento até o mar, desembocado em lagos ou dissipando-se nas areias do deserto, ou perdendo-se nas depressões cársticas.
Endorreica: O rio corre para dentro do continente. Exorreica: O rio corre para fora do continente. Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)
drenagem exorreica. Uma ou mais drenagens cujo fluxo sangra de um lago interno para regiões mais baixas e que pode acabar atingindo outro(s) lago, mar ou oceano.
exemplo :no Brasil temos o rio Guaíbae o Jacui (RGS) que deságua na Lagoa dos Patos ./ DRENAGEM EXORREICA é quando o rio ou Lagoa deságua no mar. exemplo - rio S. Francisco ;rio Amazonas .
Já a drenagem do tipo endorreica é quando um rio não atinge o mar, desembocando em um lago, por exemplo). Esse curso de água pode ser definido como o afloramento do lençol freático à superfície, embora existam rios que são concebidos a partir de derretimento de geleiras ou provenientes das águas de lagos.
O regime fluvial ou de rio, é a oscilação da quantidade de água presente em um rio no decorrer de um ano. A oscilação do volume está ligada diretamente à origem das águas.
Já uma rede de drenagem artificial é aquela executada de maneira planejada, com interferência humana, com foco no escoamento de modo a atender certos objetivos. Para isso, é possível utilizar diversos recursos, como a criação de galerias, o uso de tubos e conexões, a instalação de calhas e assim por diante.
Na Exorreica o maior e melhor exemplo é o Rio Amazonas!
Exorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas dos rios em direção aos oceanos. Endorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas para o interior do continente.
Os canais podem ser naturais (córregos) ou artificiais (de concreto simples, concreto armado ou gabião ). Os sistemas de drenagem podem ser urbanos ou rurais e visam a escoar as águas de chuvas e evitar enchentes . A disciplina que estuda a drenagem superficial é a hidrologia, geralmente ministrada dentro dos cursos de geologia, geografia, ...
Tipos de drenagem. O curso do rio define seu tipo de drenagem: Endorreica: O rio corre para dentro do continente. Exorreica: O rio corre para fora do continente. Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)
Drenagem que corre para o interior não atingindo o oceano, muito comum em regiões desérticas onde vão desaguar em área baixa ( playa ), formando lagos rasos, geralmente de formação efêmera na época de chuvas mais fortes.
Os canais podem ser naturais (córregos) ou artificiais (de concreto simples, concreto armado ou gabião ). Os sistemas de drenagem podem ser urbanos ou rurais e visam a escoar as águas de chuvas e evitar enchentes.
Como tirar telefone Intelbras do mudo?
Quais as etapas do processo de mediação?
Quanto tempo leva um processo de divórcio litigioso?
Como funciona o processo de impermeabilização de sofá?
Como colocar melhor amigo no Instagram?
Para que serve aspirina infantil?
Quantas horas dura uma integração na empresa?
Como tratar clamídia com azitromicina?
Pode tomar arginina antes de dormir?
Quantos dias devo tomar astro?
Para que é indicado atak CLAV?
Como a manufatura aditiva vai influenciar o processo de produção?