Tanto o sotaque fluminense quanto o português apresentam a tendência de reduzir as vogais /e/ e /o/ para /i/ e /u/ quando átonas, um ritmo acentual de fala (sílabas átonas de menor duração que as tônicas) e palatalização da s e z em fim de sílaba (o característico chiado dos cariocas).
O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
As 12 piores coisas a dizer para um cariocaVai chover no Fim de Semana. ... São Paulo é melhor que o Rio. ... É na Barra. ... Bolacha. ... O Rio é Perigoso. ... Você se acha. ... O trânsito deu nó ... O Rio de Janeiro é provinciano.
Tem o “R” retroflexo, popularmente conhecido como “R” caipira; o “R” carioca, que raspa no fundo da garganta; o “R” gutural, que é mais suave, ouvido em Belo Horizonte e nas capitais do Norte e Nordeste; o “R” pronunciado com a ponta da língua; e o “R” que perde vibração e quase desaparece.
Qual é o sotaque mais feio do Brasil?Carioca.Mineiro/Goiano.Paulista.Sulista.Paraense.Nordestino.
45 curiosidades que você vai gostar
Na hora de falar, o paulistano de certas regiões estende a pronunciação, de forma anasalada, de verbos no gerúndio e muitas vezes introduz a letra “I” entre “E” seguido de “M” ou “N“. Ex.: Eu “tô ti falâââândo“. Mas eu não “tô entendêêêiindo“.
Porta, portão, porteira: conheça a rota do caipirês falado no Estado de São Paulo. A língua se curva para trás, com a ponta quase tocando o céu da boca, e, pronto: está dito o erre puxado tão característico do sotaque do interior de São Paulo. Na boca de um fluente no dialeto caipira, o contorcionismo é constante.
Puxar o "erre" ao falar palavras como "porta", a característica mais típica do sotaque do interior de Estado de São Paulo, já foi coisa também de paulistano. A pronúncia caipira (fala-se o "erre" como no inglês) teve seu berço na capital e foi propagada para o interior do território nacional pelos bandeirantes.
Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.
Quanto tempo tenho para pagar uma multa de trânsito?
Quais as distros Linux mais usadas?
Como se livrar de prisão de ventre?
Pode fazer umectação Quantas vezes por semana?
Qual a quantidade de energia do Sol?
Quais tipos de extrativismo existem?
O que significa produção enxuta?
Quais os benefícios da realidade virtual?
Como funciona plano funerária?