Tanto o sotaque fluminense quanto o português apresentam a tendência de reduzir as vogais /e/ e /o/ para /i/ e /u/ quando átonas, um ritmo acentual de fala (sílabas átonas de menor duração que as tônicas) e palatalização da s e z em fim de sílaba (o característico chiado dos cariocas).
O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
As 12 piores coisas a dizer para um cariocaVai chover no Fim de Semana. ... São Paulo é melhor que o Rio. ... É na Barra. ... Bolacha. ... O Rio é Perigoso. ... Você se acha. ... O trânsito deu nó ... O Rio de Janeiro é provinciano.
Tem o “R” retroflexo, popularmente conhecido como “R” caipira; o “R” carioca, que raspa no fundo da garganta; o “R” gutural, que é mais suave, ouvido em Belo Horizonte e nas capitais do Norte e Nordeste; o “R” pronunciado com a ponta da língua; e o “R” que perde vibração e quase desaparece.
Qual é o sotaque mais feio do Brasil?Carioca.Mineiro/Goiano.Paulista.Sulista.Paraense.Nordestino.
45 curiosidades que você vai gostar
Na hora de falar, o paulistano de certas regiões estende a pronunciação, de forma anasalada, de verbos no gerúndio e muitas vezes introduz a letra “I” entre “E” seguido de “M” ou “N“. Ex.: Eu “tô ti falâââândo“. Mas eu não “tô entendêêêiindo“.
Porta, portão, porteira: conheça a rota do caipirês falado no Estado de São Paulo. A língua se curva para trás, com a ponta quase tocando o céu da boca, e, pronto: está dito o erre puxado tão característico do sotaque do interior de São Paulo. Na boca de um fluente no dialeto caipira, o contorcionismo é constante.
Puxar o "erre" ao falar palavras como "porta", a característica mais típica do sotaque do interior de Estado de São Paulo, já foi coisa também de paulistano. A pronúncia caipira (fala-se o "erre" como no inglês) teve seu berço na capital e foi propagada para o interior do território nacional pelos bandeirantes.
Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.
Quais os benefícios da previdência privada?
Qual a importância da preservação da língua e da cultura indígena brasileira?
Onde se encontra corrente alternada?
Pode colocar papel alumínio no forno elétrico?
Qual é o substantivo de educado?
Como saber se o Mizuno Prophecy 9 e original?
O que é amostragem estratificada exemplos?
Qual é o melhor cartão de crédito da Nubank?
Como é que instala Pokémon GO?
Como calcular amostra casual simples?
É necessário pagar para jogar online no ps4?
O que é uma avaliação de risco?
O que é qualificação de um contrato?
O que acontece se a empresa não entregar o PPP?
Onde pegar Código Pixel Facebook?