Os principais sintomas clínicos da urolitíase são: cólica renal, hematúria e sintomas urinários irritativos. A dor decorrente de cálculo urinário é típica e geralmente decorre da migração do cálculo com obstrução parcial ou completa do ureter.
A urolitíase é uma desordem do trato urinário e ocorre devido a formação de cristais e ou cálculos que se agregam de forma sólida, sendo denominados como urólitos e/ou cálculos urinários.
A litíase renal é um achado frequente em pacientes com acidose tubular renal do tipo 1, ou distal, na qual ocorre deficiente secreção de íons hidrogênio em túbulos distais, resultando em urina alcalina e precipitação de hidroxiapatita.
Os quatro tipos são:
O diagnóstico da urolitíase se baseia na anamnese, sinais clínicos, exame físico, exames laboratoriais e de imagem (OSBORNE et al., 1996; PALM; WESTROPP, 2011; PINEDA et al., 2015) Os urólitos são facilmente detectados em radiografias simples e/ou ultrassonografia abdominal (US), mas a tomografia computadorizada (TC) ...
Uma pessoa pode sentir a necessidade urgente de urinar com frequência, especialmente quando o cálculo desce pelo ureter. Às vezes podem ocorrer calafrios, febre, ardor ou dor durante a micção, urina turva e com odor desagradável e distensão abdominal.
Também conhecida como pedra no rim ou urolitíase, o cálculo renal se forma com a cristalização de sais minerais presentes na urina. É uma doença mais comum entre os homens, mas que também atinge o público feminino. As pedras são compostas, em sua maioria, por sais de cálcio.
Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.
A litíase urinária é provocada pela hiper-saturação da urina com um destes sais minerais e/ou uma diminuição da excreção de substâncias que inibem essa formação, como o citrato e o magnésio, entre outras.
Os cálculos biliares, ou litíase biliar, (“pedras” na vesícula biliar) correspondem a depósitos de líquidos digestivos “endurecidos” que se formam na vesícula biliar. Estes cálculos podem ser tão pequenos como grainhas de uvas ou atingir o tamanho de bolas de golfe. Podem ser únicos ou múltiplos.
Quanto Anitta ganha com Spotify?
Qual país paga melhor o enfermeiro?
Qual o tamanho da carroceria do caminhão 710?
Como foi a cura da peste negra?
Quais são os direitos do Guarda Municipal?
Onde é utilizada a escrita chinesa nos dias de hoje?
Qual a função do Sulfato de Alumínio?
Quem é a autora de um processo?
Qual é a relação entre saúde e lazer?
Quantos comprimidos de fluconazol devo tomar para candidíase?
Quais são os desequilíbrios da hemostasia?
Como discutir um sistema linear?
Qual é a cidade menos perigosa do Brasil?
O que são os laboratórios credenciados Qual é o objetivo da acreditação?
É crime portar arma de pressão?
Quais aspectos devem ser analisados em qualquer oportunidade?