Fique atento! Escreva no prontuário o nome dos profissionais envolvidos na comunicação, anote data e hora e releia o que foi escrito. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.
Confira 4 dicas para melhorar a comunicação na área da saúde!
A comunicação não deve ser sempre passiva, ou seja, o paciente não deve ser o único a tomar a iniciativa da comunicação. Deve haver uma troca na relação médico (ou equipe)-paciente. É importante também levar em consideração a comunicação interna, entre as equipe da clínica ou hospital.
Comunicar-se é um dever e direito de qualquer um, a comunicação encontra um sentido de conforto, se tornando parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal.
Empatia, respeito e sem julgamentos Uma habilidade muito necessária para uma boa comunicação médico paciente é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro permite ao profissional entender melhor quais os anseios do paciente e o que fez com que ele o procurasse.
Colocar-se no lugar do outro é um ótimo exercício para chegar a uma boa comunicação pessoal. Na comunicação interpessoal, o objetivo não deve ser encontrar quem está certo ou errado, mas construir pontes para que todos se entendam e consigam tirar conclusões em conjunto. E nesse sentido, a empatia é fundamental.
A comunicação em saúde é importante para uma vida saudável. Diz respeito ao estudo e utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde. Assim, contribui para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
Esse cenário de amplo dinamismo requer uma comunicação sólida e efetiva. ... Embora seja um grande desafio aos hospitais, ela é fundamental tanto internamente quanto externamente. E traz benefícios a todos: corpo clínico, administração, pacientes e sociedade em geral.
Um hospital deve se preparar para se comunicar de maneira eficiente com o público em geral. Isso inclui fornecedores, veículos da mídia, estudantes, entre outros. A comunicação deve seguir as mesmas premissas do trabalho realizado para colaboradores e pacientes: ser ágil, clara, objetiva, transparente e eficiente.
Comunicar-se é um dever e direito de qualquer um, a comunicação encontra um sentido de conforto, se tornando parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal.
CONCLUSÃO O tema escolhido teve como objetivo abordar a importância da comunicação de enfermagem.
“A comunicação é parte do tratamento do paciente e ficar conversando com ele muitas vezes é o próprio remédio” (REBECCA BEBB, 2003). O profissional de enfermagem deve identificar a cultura do cliente para saber como lhe dar com ele, pois o entendimento deste só será possível através do mesmo tipo de linguagem.
A comunicação com o paciente pode, em um primeiro momento, ser entendida como uma tarefa muito simples e cotidiana.
Como deixar a água do lago Azul?
Como deve ser dividido o orçamento familiar?
Como organizar o almoxarifado da empresa?
Como se organizar no orçamento?
Como elaborar o calendário escolar?
Como são feitas as instalações elétricas residenciais?
Como organizar as informações na lousa?
O que faz o responsável pelo setor de compras?
Como eram feitos os vitrais nas igrejas góticas?
Como são produzidos os filmes de animação atuais?
Como organizar o serviço de enfermagem?
Como é produzido os livros em braille?
Como organizar um dia de beleza no salão?
Como saber se minha chinchila está grávida?
Onde são produzidas as roupas que usamos?
O que fazer para melhorar o setor financeiro?