Fique atento! Escreva no prontuário o nome dos profissionais envolvidos na comunicação, anote data e hora e releia o que foi escrito. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.
Confira 4 dicas para melhorar a comunicação na área da saúde!
A comunicação não deve ser sempre passiva, ou seja, o paciente não deve ser o único a tomar a iniciativa da comunicação. Deve haver uma troca na relação médico (ou equipe)-paciente. É importante também levar em consideração a comunicação interna, entre as equipe da clínica ou hospital.
Comunicar-se é um dever e direito de qualquer um, a comunicação encontra um sentido de conforto, se tornando parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal.
Empatia, respeito e sem julgamentos Uma habilidade muito necessária para uma boa comunicação médico paciente é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro permite ao profissional entender melhor quais os anseios do paciente e o que fez com que ele o procurasse.
Colocar-se no lugar do outro é um ótimo exercício para chegar a uma boa comunicação pessoal. Na comunicação interpessoal, o objetivo não deve ser encontrar quem está certo ou errado, mas construir pontes para que todos se entendam e consigam tirar conclusões em conjunto. E nesse sentido, a empatia é fundamental.
A comunicação em saúde é importante para uma vida saudável. Diz respeito ao estudo e utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde. Assim, contribui para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
Esse cenário de amplo dinamismo requer uma comunicação sólida e efetiva. ... Embora seja um grande desafio aos hospitais, ela é fundamental tanto internamente quanto externamente. E traz benefícios a todos: corpo clínico, administração, pacientes e sociedade em geral.
Um hospital deve se preparar para se comunicar de maneira eficiente com o público em geral. Isso inclui fornecedores, veículos da mídia, estudantes, entre outros. A comunicação deve seguir as mesmas premissas do trabalho realizado para colaboradores e pacientes: ser ágil, clara, objetiva, transparente e eficiente.
Comunicar-se é um dever e direito de qualquer um, a comunicação encontra um sentido de conforto, se tornando parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal.
CONCLUSÃO O tema escolhido teve como objetivo abordar a importância da comunicação de enfermagem.
“A comunicação é parte do tratamento do paciente e ficar conversando com ele muitas vezes é o próprio remédio” (REBECCA BEBB, 2003). O profissional de enfermagem deve identificar a cultura do cliente para saber como lhe dar com ele, pois o entendimento deste só será possível através do mesmo tipo de linguagem.
A comunicação com o paciente pode, em um primeiro momento, ser entendida como uma tarefa muito simples e cotidiana.
O que é o diagrama e qual sua função?
O que é bom para substituir o refrigerante?
O que a ansiedade faz com os pensamentos?
Como saber se um curso profissionalizante é reconhecido?
Como saber se o diodo está queimado?
Como parar de pagar o CREA-sp?
Como saber se o CRO de um dentista é verdadeiro?
Como saber se uma substância é mais volátil que a outra?
Como saber o número certo da havaianas?
Como saber que os dinossauro eram carnívoro ou herbívoro?
Como cuidar da bike depois de uma trilha?
Qual o melhor método para parar de fumar?
Como lançar vigas inclinadas no Eberick?
Como jogar Pokémon Go no PC com bluestacks?
Como manter a constância nas redes sociais?