Fique atento! Escreva no prontuário o nome dos profissionais envolvidos na comunicação, anote data e hora e releia o que foi escrito. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.
Confira 4 dicas para melhorar a comunicação na área da saúde!
A comunicação não deve ser sempre passiva, ou seja, o paciente não deve ser o único a tomar a iniciativa da comunicação. Deve haver uma troca na relação médico (ou equipe)-paciente. É importante também levar em consideração a comunicação interna, entre as equipe da clínica ou hospital.
Comunicar-se é um dever e direito de qualquer um, a comunicação encontra um sentido de conforto, se tornando parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal.
Empatia, respeito e sem julgamentos Uma habilidade muito necessária para uma boa comunicação médico paciente é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro permite ao profissional entender melhor quais os anseios do paciente e o que fez com que ele o procurasse.
Colocar-se no lugar do outro é um ótimo exercício para chegar a uma boa comunicação pessoal. Na comunicação interpessoal, o objetivo não deve ser encontrar quem está certo ou errado, mas construir pontes para que todos se entendam e consigam tirar conclusões em conjunto. E nesse sentido, a empatia é fundamental.
A comunicação em saúde é importante para uma vida saudável. Diz respeito ao estudo e utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde. Assim, contribui para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
Esse cenário de amplo dinamismo requer uma comunicação sólida e efetiva. ... Embora seja um grande desafio aos hospitais, ela é fundamental tanto internamente quanto externamente. E traz benefícios a todos: corpo clínico, administração, pacientes e sociedade em geral.
Um hospital deve se preparar para se comunicar de maneira eficiente com o público em geral. Isso inclui fornecedores, veículos da mídia, estudantes, entre outros. A comunicação deve seguir as mesmas premissas do trabalho realizado para colaboradores e pacientes: ser ágil, clara, objetiva, transparente e eficiente.
Comunicar-se é um dever e direito de qualquer um, a comunicação encontra um sentido de conforto, se tornando parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal.
CONCLUSÃO O tema escolhido teve como objetivo abordar a importância da comunicação de enfermagem.
“A comunicação é parte do tratamento do paciente e ficar conversando com ele muitas vezes é o próprio remédio” (REBECCA BEBB, 2003). O profissional de enfermagem deve identificar a cultura do cliente para saber como lhe dar com ele, pois o entendimento deste só será possível através do mesmo tipo de linguagem.
A comunicação com o paciente pode, em um primeiro momento, ser entendida como uma tarefa muito simples e cotidiana.
Como colocar o corretor ortográfico do Word em português?
Como alterar o idioma do Windows 7 Home Premium?
Como alterar o idioma do Word 365?
Como sair de outros dispositivos Spotify?
Como mudar o idioma do corretor ortográfico?
Como podemos lidar com situações ambíguas?
Como ver minha fatura do cartão Mais?
Como tirar conta de luz pelo CPF?
Como puxar documento de veículo para pagar?
Como manter a calma em momentos de pressão?
Como puxar assunto no WhatsApp com o menino que você gosta?
Como puxar assunto com desconhecido no WhatsApp?
Como imprimir atestado de antecedentes criminais SP?
Como faço para pagar uma conta atrasada da Vivo?
Como consultar comprovante de pagamento?
Como solicitar o cancelamento de uma declaração de imposto de renda?