A exploração do trabalho não mais ocorre, exclusivamente, pelo capital físico, mas, também, pela exploração dos vencedores pelos perde- dores. Além do tradicional instrumento de legitimação da exploração do capital físico, o capital humano também se tornou uma forma adicional de apropriação do trabalho alheio.
Para Marx, a base da economia capitalista é a exploração da força de trabalho. Ele afirma que o valor de uma mercadoria consiste no tempo de trabalho socialmente necessário para sua produção. ... Esse valor extra produzido é apropriado pelo capitalista, gerando, assim, a exploração do trabalho.
A necessidade de sobrevivência em uma sociedade capitalista faz com que o menor adentre o mercado de trabalho, configurando assim o cenário da exploração da mão de obra barata com o qual os empresários almejam auferir lucro.
No sistema capitalista, os proletários trabalham para os burgueses e recebem um salário em troca de sua força de trabalho. O trabalho assalariado no capitalismo é fundamental para a manutenção do sistema, afinal, é com o salário que os trabalhadores compram bens e serviços e garantem o funcionamento do sistema.
A exploração do trabalho é o acto de utilizar o poder para extrair sistematicamente mais valor dos trabalhadores do que aquele que lhes é dado. É uma relação social baseada numa assimetria de poder entre os trabalhadores e os seus empregadores. ... Karl Marx é considerado o teórico mais clássico e influente da exploração.
Marx faz exatamente o contrário e mostra as relações sociais que esses números escondem. Em primeiro lugar, ele mostra que o lucro não pode ser uma criação do capitalista. Como o valor das mercadorias se realizam na troca no mercado, se todos os capitalistas elevam o preço de suas mercadorias o resultado disso será igual a nada.
Acontece que uma vez que o capitalista comprou a capacidade de trabalho do trabalhador, ele pode usá-la como quiser e fazê-la produzir um valor bem maior do que aquele que pagou por ela. Isto acontece porque a força de trabalho é uma mercadoria bem diferente.
Por isso, o modo de produção capitalista se baseia na exploração da força de trabalho, tal como era, no passado, a escravidão e a servidão. No entanto, a forma como essa exploração acontece é muito diferente. Cena do filme Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin.
Quando olhamos os relatórios econômicos de uma empresa capitalista dois itens se destacam: os custos de produção e o lucro. Qualquer empresa, seja uma siderúrgica, uma montadora de automóveis, uma indústria têxtil ou qualquer outra tem sua arrecadação dividida entre custos de produção e lucro.
O que é orientação profissional escolar?
Como saber se o motor do carro foi aberto?
Quando o motor está quente não pega?
Porque trabalhar o Natal na escola?
Como consultar saldo do cartão de passe?
Para que serve o repertório cultural?
Como medir voltagem amperímetro?
Como melhorar a câmera do Motorola G8 Power Lite?
Quantos metros de brita cabe em uma caçamba?
Como medir uma parede com ângulo?
Como montar uma planilha de controle de estudos?
Como montar um time de futebol do zero?
Como melhorar a imagem da televisão Philco?
Como montar um circuito para educação infantil?
Qual a importância da humanização na saúde?
Como fazer cenário para fotos de roupas?
Como melhorar a iluminação da minha casa?
Quando a saturação Cai o que acontece?