Além de contribuir para o ganho de peso, o consumo de gordura trans aumenta o processo inflamatório do corpo, eleva os níveis do colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL). Para piorar, ao longo dos anos, o ingrediente se acumula nas veias, aumentando o risco de infarto e derrames.
Para ficarmos longe da gordura trans, o ideal é evitar ingerir esses tipos de alimentos. Substitua sua margarina comum por manteiga, utilize óleos vegetais como o de milho e girassol. "Evite frituras, os assados são mais saudáveis e mais leves. Procure alimentos mais naturais, frescos.
Sabe a gordurinha localizada? Então, é a gordura branca, aquela insistente que não some por (quase) nada. "A gordura branca é aquela acumulada debaixo da pele, mais difícil de sair. Por outro lado, ela serve de proteção principalmente para os órgãos, absorvendo impactos do dia a dia", diz a nutricionista Pâmela Sarkis.
A gordura trans é prejudicial à saúde porque ela traz malefícios como o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL), o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e AVC.
Estudos científicos comprovaram que essa gordura é extremamente prejudicial à saúde: além de aumentar os níveis de colesterol ruim, o LDL, também diminui a taxa de colesterol bom, o HDL. E isso significa elevar o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.
A gordura trans é considerada pior que a gordura saturada, pois o consumo frequente aumenta as chances de desenvolvimento de doenças como obesidade, sobrepeso, aumento do colesterol total, redução do colesterol “bom” (HDL) e doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.
A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. "Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade.
A inclusão da gordura trans na rotulagem, em meados da década passada, trouxe consigo uma charada: os itens que entram no carrinho têm ou não têm gordura trans? Em tese, basta examinar a tabela nutricional. Se a quantidade exibida é maior que zero, tem.
Quais os efeitos da gordura trans no corpo? A partir dos anos 90, iniciou-se um grande debate sobre os efeitos da gordura trans no organismo. Isso foi possível graças aos avanços tecnológicos, que permitiram os estudos sobre a substância.
Verifique se na área de ingredientes consta “gordura hidrogenada” e não deixe-se levar por embalagens que indicam “0% gordura trans, pois esse tipo de alimento pode ter gordura saturada, que é tão prejudicial à saúde quanto a trans. O ideal mesmo é evitar ao máximo o consumo de alimentos industrializados e refeições rápidas.
Como o corpo elimina gordura? Acontece que a maior parte é exalada. Em um novo estudo, cientistas explicam como a gordura é eliminada do corpo humano e, através de cálculos precisos. Assim sendo, desmentem alguns mitos comuns.
As gorduras trans estão presentes em pequenas quantidades em alimentos de origem animal (no leite e gordura de ruminantes como vaca e carneiro), por influência de uma bactéria presente no rúmen desses animais.
Como fica o local da picada do mosquito da dengue?
É normal ter diarreia após cirurgia bariátrica?
Qual o nome do marido que passa pra esposa?
Quantos dias depois do muco ocorre a ovulação?
Como receber o produto do Mercado Livre?
Como fazer a matrícula do Iema?
Como diferenciar uma dor muscular de uma dor no coração?
Qual a bateria mais potente para lanterna?
Como informar saldo credor no SPED Fiscal?
Quanto a Caixa cobra para converter dólar em real?
Como receber aposentadoria brasileira nos Estados Unidos?
Como estão as perícias do INSS com a pandemia 2021?
Quando eu recebo dividendos de ações?
Quanto tempo dura o muco da ovulação?
Como instalar o WampServer 2020?