O muco cervical cria uma janela de fertilidade que dura até seis dias— muito mais do que apenas as 12-24 horas em que um óvulo pode ser fertilizado após a ovulação. O esperma que entra na vagina antes da ovulação pode ficar suspenso nesse muco, permitindo-lhe sobreviver por mais tempo no ambiente ácido da vagina (1).
Após a ovulação e o fim do período fértil, a produção do muco cervical pode diminuir. Ele fica mais pegajoso e passa a ter mais água em sua composição do que antes da ovulação. Em alguns casos, o muco cervical pode desaparecer por completo.
No mesmo dia ou dois dias após a ovulação (o início da fase lútea), a quantidade de muco diminui rapidamente. A progesterona, o hormônio dominante nessa fase, atua para inibir a secreção de muco das células epiteliais do colo do útero (1).
SEGUNDO PROBLEMA: SE VÊ O MUCO ESTÁ OU NÃO NO DIA DA OVULAÇÃO? O muco surge cerca de 3 dias antes da ovulação. A elasticidade vai aumentando até ao dia ovulação. Depois desaparece. Mas, qual o problema aqui?
Elevação da temperatura: a ovulação ocorre um ou dois dias antes do aumento da temperatura no gráfico. Ter tido secreção parecida com clara de ovo. O colo do útero ter ficado alto, aberto e macio, com a textura parecida com a de seus lábios, e depois baixo e fechado, quando a ovulação já ocorreu.
O muco cervical pode apresentar características diferentes de acordo com cada fase do ciclo menstrual, como: 1. Início do ciclo menstrual
Como calcular litros de água em uma piscina?
Qual foi a forma de governo adotada após a independência?
O que é sinalização de emergência?
Quais são os mecanismos de controle da homeostase?
É normal sair bolhas da panela de pressão?
Qual a diferença entre um alimento orgânico é um convencional?
Quanto tempo demora para fazer efeito a pregabalina?
O que não congelar na marmita?
O que é o registro profissional?
Qual é o mês mais seco do Brasil?
Vai ter auxílio no mês de dezembro?
Qual o nome do código compilado do Java?
Como consultar um alvará de pagamento?
Qual a diferença entre metáfora é metonímia *?
Quais são as transferências obrigatórias?